sexta-feira, 22 de julho de 2016

REDESIGN COMPLETO DA FANTA CHEGA A EUROPA COM UM PEQUENO SORRISO PARA OS FÃS

Após 8 anos, a Fanta tem um novo logotipo e garrafas inovadoras em busca de “se conectar” melhor com seu público-alvo – que prevalece jovem e descolado.
Mas antes, um aviso importante: ontem, dia 13/07, a database do nosso host sofreu um sério dano e muitas coisas se perderam.
Por este motivo, você poderá encontrar erros diversos pelo site (incluindo imagens de baixa resolução)…esse artigo foi reescrito as pressas só para não te deixar na na mão.
Mil desculpas se tiver erros ridículos ao longo dele, mas está sendo emergencial mesmo!

Quem é a Marca Fanta?

A Fanta nasceu em 1940 sob o regime nazista devido as dificuldades de importação durante o império hitlerista.
Para contornar este embargo, o head da Coca-Cola na Alemanha – Max Keith – decidiu fazer um refrigerante que teria apenas ingredientes alemães, e daí nasceu a Fanta!

“Fanta” vem de Imaginação

Em uma das várias reuniões de brainstorm, Max Keith falava que era necessário “soltarem a imaginação”, e daí um vendedor exclamou a palavra “Fanta”!
O motivo? A palavra “Fantasie” em alemão significa “imaginação”!

Novo logotipo da Fanta


A marca fez sua última identidade visual em 2008, quando pela primeira vez o logotipo da Fanta se tornou digno de admiração.
O logotipo contava com formas bem orgânicas e lúdicas, muitas vezes com um fundo esférico laranja (uma fruta) que a tornava bem divertida – exatamente o público-alvo da Fanta espera.
E agora em 2016 a Fanta traz uma nova identidade visual para a Europa onde o forte apelo orgânico da tipografia dá lugar a letras geométricas e assimétrica (uma forma de manter o lado lúdico).

Bom, pero no mucho!

Ao meu ver, o novo logotipo da Fanta viola as normas para fazer um bom redesign.
  • Inverteram as cores: o que era branco ficou azul e vice-versa;
  • A forma icônica da laranja ao fundo foi perdida;
  • Adicionaram ilustrações de laranjas que não fazem sentido.
Para que mudar tanto uma marca já tão consolidada? Cores são extremamente importantes no branding, e ao enfraquecer algumas e inverter outras você enfraquece a marca.
Pra que manter a forma da laranja ao fundo se o farão de forma tão porca? Além de mal dar para vê-la, ela está toda deformada (o que até pode ser assemelhar mais a uma laranja real, mas é muito incômodo aos olhos).
E o problema as ilustrações no novo logotipo da Fanta? Veja a seguir:

Novas Garrafas de Fanta

Como vimos no ano passado, o formato de uma garrafa pode aumentar as vendas de um produto drasticamente!
Isso certamente foi levado em consideração pela Coca-Cola ao gerar essa garrafa que muita gente não está curtindo!
Além disso, vale lembrar:
O refrigerante mira para um público-alvo jovem (mais jovem que muitos de nós), e esse toque lúdico da nova garrafa da Fanta que simula o espremer de uma laranja provavelmente vai agradar m-u-i-t-a gente!
O problema mesmo está nesses malditos desenhos de laranja… oras, a falta tem vários sabores e todos vêm com a ilustração de laranjas?
Vamos beber Fanta limão com pedaços de laranja? What the fuck is that?

Publicidade da Fanta

Como um profissional de marketing, a nova campanha da Fanta me decepcionou bastante when it comes to cartazes como o que acabamos de ver.

Eu não faço ideia do que está escrito, mas ela está ridiculamente anos 90 e é a perfeita representação do que chamamos de “lugar-comum”!
Que redesign é este o da Fanta que não se dá o trabalho de nos transmitir alguma emoção graficamente? Eu até supero não focarem nisso, mas fazer um clichêzão desses é bem decepcionante.
Fonte: http://www.temporalcerebral.com.br/
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