quarta-feira, 6 de abril de 2016

5 programas que devemos dominar ou no mínimo conhecer para sermos bons designers


A maioria dos meus textos são sobre inspiração, porque este realmente é um assunto que  eu amo. E é tão bom poder falar sobre o que amamos, sobre o que nos deixa bem. Quando eu falo sobre o que nos deixa bem me vem à cabeça um assunto que eu sou apaixonada: o meu trabalho. Tem uma dessas frases bem filosóficas “Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida” Confúcio.
Eu sou esse tipo de pessoa, e assim como todo designer aprendi muito com as experiências e também com muito estudo.
No início eu não tinha muito um norte, eu simplesmente amava arte e comecei a pesquisar. Temos muito conhecimento hoje em dia e isso é mais acessível para nós. Mas mesmo assim tem muita gente que ainda fica perdido.
Tem gente que “cai de paraquedas” em gráfica ou agência, tem gente que esta apenas fazendo um trabalho para a escola ou faculdade, tem gente que está ajudando o pai no negócio da família e os mesmos, para economizar colocam o filho para ser o “designer” da empresa e tem também o “sobrinho”, né? Rsrsrs.
Mas enfim, todas essas pessoas precisam ter uma noção básica dos programas que precisam usar para executar o trabalho de uma maneira mais profissional.
Bom, vamos lá…

Adobe Illustrator

É uma ferramenta para criação de imagens vetoriais. O AI é um software de vetores mais usado, com ele pode-se criar banner’s, panfletos, cartões de visitas, layouts etc.



Adobe Photoshop

Um programa de edição de imagem super profissional, o mais conhecido em termos de edição visual. Tratamentos e recortes de fotos, restauração de imagens, pode-se criar também layouts para sites, simples animações, montagem de fotos etc. O PS é um programa que foi criado para tratamento de imagem mesmo, mas com o passar do tempo as pessoas foram se aprimorando em criações em psd.



Adobe Indesign

Este editor é muito utilizado principalmente em jornais, revistas, editoras etc, ou seja todo trabalho que precise de diagramação ou organização de páginas. Ele chegou para substituir o simples page maker (software mais antigo de diagramação), em algumas gráficas ainda existe alguns trabalhos neste editor. Mas o Indesign com todo seu estilo e praticidade ganhou gráficas, agências, freelas, entre outros.



Corel

É também uma ferramenta de criação e vetorização, está numa briga há algum tempo na decisão se é amado ou odiado pelos designers. Antes desta evolução da Adobe, era o favorito em quase todo os meios de comunicação. É um programa de fácil utilização, mas que tem seus contras. Após a chegada do Illustrator seu uso foi bem reduzido, e mesmo com tanta modernidade e atualizações, já estamos na versão x7 e ainda continua com problemas antigos.



Adobe Lightroom

O queridinho dos fotógrafos com toda razão, veio para facilitar a vida de quem precisa trabalhar com várias fotos. Ótimo para gerenciar, exibir, tratar grandes volumes de fotos digitais. Essa ferramenta esta ganhando aos poucos estúdios e agências.



Espero que possam aproveitar as dicas. Agora que já vocês já tem uma direção, basta seguir. Estudar, ler, procurar tutoriais e ver com quais programas você se identifica. E é claro colocar em prática.Lightroom Retouching

Curte e compartilha este post para levar conhecimento para mais pessoas, e comenta aí como foi o seu início, com qual programa você gosta de trabalhar e com qual se aventura às vezes.

Fonte: http://oscriativos.com/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário