Cuidados essenciais ao fazer Marketing viral
Agora que você já conheceu alguns casos, é importante saber que assim como uma epidemia ou febre, esse tipo de conteúdo não pode ser criado artificialmente. Tem que haver alguns fatores que humanizam a estratégia e trazem tudo mais perto do interlocutor. São eles:
  • O público: saber com exatidão quem você quer alcançar e impactar com sua mensagem é essencial para que ele chegue no lugar certo.
  • O inesperado: é preciso envolver emocionalmente a audiência, como mencionei anteriormente, com algo engraçado, polêmico e interessante, não precisando necessariamente conter os 3, mas pelo menos um deles.
  • Inovação: eu sei que é tentador, mas nesse sentido é melhor não copiar nada que tenha visto antes, pois isso causa antipatia e repulsa pelo tema.
  • Acessibilidade: não restrinja o acesso a seu viral, torne ele gratuito e público. Postar no Youtube ou Vimeo, por exemplo, são formas de fazer isso. Assim como divulgar no seu próprio site, deixando-o lá permanente.
  • Compartilhamento: Igualmente vital, é divulgar seu material, seja em suas redes sociais, como indicando a amigos e colocando o link para ele em grupos e comunidades sociais relevante para seu ramos de negócio.
  • Objetividade: vídeos longos incentivam uma taxa de rejeição muito grande, portanto faça vídeos curtos.
  • Utilidade e relevância: gere valor para seus consumidores, produza tutoriais, demonstrações, vídeo aulas, ou diversas coisas do tipo que despertem vontade de dividir.
  • Investimento: vale a pena pagar por um link no Google, Facebook e outras mídias, pois gerambuzz e tem alta taxa de conversão.
Ufa, parabéns leitor campeão, você está quase chegando ao fim desse post. Mas antes disso, chegou a tão esperada hora de revelar o grande segredo anunciado no título, lembra? Demorou sim, mas agora você está preparado para saber. Me acompanhe nas próximas linhas.
O grande segredo: Por quê usar o Marketing viral no meu negócio?
Inicialmente eu quis que você soubesse que existe diferença entre marketing viral e vídeo viral e consequentemente era preciso que você soubesse o conceito por trás de cada um. Então também através dos exemplos dados você conseguiu entender que a tendência e o que destaca uma empresa de outra é como ela funde as duas habilidades para assim conseguir o tão esperado sucesso.
Agora chegou a hora de compreender o segredo que é a estratégia principal por trás de tudo que se torna viral: repetição e consistência. Provavelmente você está frustrado depois da revelação, mas na verdade são essas duas palavrinhas simples que formam uma coisa só e crucial para o êxito nos virais. Em outras palavras, fazer uma vez, não adianta, nem duas e nem três, o importante é persistir que o resultado esperado vai chegar. Não existe mágica, somente realidade e muito trabalho.
Resumidamente, esses passos, dicas e segredos que dei não são garantia de soberania e resultados substanciais. Você precisa ralar para por isso em prática, levando tudo o que foi dito em consideração, para uma constante melhora e futuramente conquista do seu espaço no mundo dos compartilhamentos de vídeo.