quinta-feira, 25 de junho de 2015

Como é composta uma equipe de design de games?

O setor do desenvolvimento de jogos de vídeo game vem crescendo aqui no Brasil e é para te ajudar a conhecer um pouco melhor esse ramo do design que preparei um artigo bem bacana explicando quais são os profissionais que normalmente estão envolvidos na criação de um jogo.

Olá pessoal, eu estou de volta depois de muito tempo longe do Designerd mas agora estou com muitas ideias novas para artigos e publicações que tenho certeza que vocês vão gostar bastante, por isso fiquem ligados nas minhas publicações aqui no blog.

Se você ainda não sabe eu sou apaixonado por jogos de vídeo game e principalmente pelo design de games, ou seja, a arte de desenvolver o design de um jogo de vídeo game.

Atualmente no Brasil o mercado de desenvolvimento de jogos está em constante crescimento e posso afirmar com toda certeza que o design de games é um dos melhores ramos do design para se estabelecer atualmente uma vez que ainda é muito pequena a quantidade de profissionais formados e preparados dentro dessa área.

Antes de entender um pouco sobre o design de games eu acreditava que um designer que projetava esses jogos precisava entender muito de programação e modelagem, porém eu aprendi que não é bem assim.

É claro que conhecer um pouco de cada coisa dentro do desenvolvimento de um jogo de vídeo game é uma grande vantagem, porém uma equipe de desenvolvedores de jogos possui profissionais distintos para cada uma das funções necessárias.

Pensando nisso hoje vou explicar quem são os profissionais que compõem uma equipe que irá desenvolver um jogo de vídeo game. Será que você não consegue se enquadrar em alguma dessas funções? Então vamos conhecer quem são esses profissionais.

Programador

O programador de um jogo de vídeo game trabalha de forma um pouco semelhante a um programador de web sites. Ele é o cara que irá escrever os códigos que irão possibilitar que textos sejam convertidos em imagens na tela.

Para fazer isso ele trabalha com linguagens de programação como C++ e Java. Entre outras coisas ele é o responsável por criar o sistema de controle que permite que o jogador interaja com o jogo, programar a física que irá afetar o jogador e outros personagens do jogo e desenvolver o sistema de inteligência artificial que irá controlar personagens não jogáveis e outros elementos do jogo.

Uma outra parte muito importante do jogo e que também está sob responsabilidade do programador é o controle e posicionamento da câmera que permite que o jogador visualize o ambiente do game.

shutterstock_185616953

Artista

Nos primórdios do desenvolvimento de vídeo games os jogos eram criados inteiramente pelos programadores que pouco ou nada entendiam de arte, ilustração ou criação de personagem, o que acabava por deixar os jogos com uma aparência crua.

Foi a partir daí que surgiu a figura do artista, que passou então a ser o responsável pelo desenvolvimento da arte do jogo que pode envolver desde a criação dos personagens, arte dos cenários e até mesmo elementos gráficos de interface.

O artista pode se utilizar tanto de métodos tradicionais de criação artística como papeis, lapiseiras e lápis de cor quanto de equipamentos de modelagem e renderização digital.

shutterstock_175979438

Designer

É claro que assim como o artista o designer também poderia atuar na criação da arte do jogo como personagens e cenários, porém o papel fundamental do designer é desenvolver as regras e ideias que irão compor o jogo.

O designer desenvolve os níveis em que o jogo irá acontecer, criam mundos, elementos e é o responsável também por projetar a jogabilidade do game identificando pontos que podem impedir o progresso do jogo ou até mesmo realizar ajustes na dificuldade do mesmo.

Ainda existem muitas outras funções que seriam de responsabilidade do designer porém de todas elas a sua principal função é tornar o jogo atraente e principalmente divertido.

shutterstock_2145219

Produtor

O produtor é um dos que possuem uma grande responsabilidade no desenvolvimento do jogo, é ele quem supervisiona toda a equipe de desenvolvimento do jogo.

Entre as suas principais responsabilidades estão: gerenciar o cronograma da equipe, controlar o orçamento do jogo, escrever contratos, contratar membros para a equipe, representar a equipe para a gerência superior etc.

Os produtores inicialmente eram designers que também gerenciavam o trabalho dos membros da equipe, porém com o passar dos anos as funções do produtor foram se expandindo até o ponto de ele se tornar uma função única.

shutterstock_216592081

Testador

Essa sem dúvida é uma das áreas mais cobiçadas dentro do desenvolvimento de jogos. Se você gosta de jogar vídeo game sem parar essa é a área em que você deve trabalhar.

O testador, como o próprio nome já indica, é o responsável por testar o jogo. Eles passam horas e horas testando os jogos e buscando identificar  bugs e outros possíveis problemas que possam atrapalhar a jogabilidade.

Embora pareça ser uma profissão muito divertida (e de fato é) ser um testador também tem lá as suas desvantagens, eles costuma trabalhar em locais apertados e em um nível que muitos considerariam tedioso, porém graças a eles estamos jogando jogos sem bugs, com bom sistema de combate e com um grau de dificuldade justo.

shutterstock_222341104

Compositor

O compositor é o responsável por criar a atmosfera do jogo através da música. No início dos jogos de vídeo game a música não passava de bip bips e outros sons bem toscos que acompanhavam algumas ações do jogador.

Porém com o avanço da tecnologia dos games se fez cada vez mais necessária a presença de um compositor na equipe de desenvolvedores. Compor uma música para um jogo de vídeo game é completamente diferente de compor uma música para um filme por exemplo.

Normalmente a trilha sonora de um jogo ou é muito curta ou deve ficar se repetindo o tempo todo, essa é uma das limitações que tornam o trabalho do compositor algo de extrema importância.

shutterstock_219751591

Sound Designer

Se o compositor é o responsável por criar a música do jogo o sound designer é o responsável por criar todos os sons do jogo. Você já jogou um jogo com o som desligado? Você vai ver que ele não é a mesma coisa sem os efeitos sonoros.

O sound designer portanto tem uma importância muito grande e contribui para uma maior imersão do jogador dentro do universo do jogo. Ele precisa conhecer muito bem o jogo para o qual está criando para que ele consiga reproduzir corretamente os tipos de sons que irão estar presentes no cenário do jogo.

O trabalho de um sound designer pode parecer fácil se você apenas considerar a reprodução de sons comuns como o abrir de portas ou um copo quebrando, agora tente imaginar ter que reproduzir o som de uma criatura monstruosa de um outro planeta.

shutterstock_222874015

Redator

O redator de uma equipe de design de jogos é diferente de um redator de filmes de cinema. O redator de cinema trazem as ideias iniciais para a história do filme, já o redator de um game normalmente é um freelancer contratado para reescrever a história do jogo pra que ela faça sentido.

Também estão entre as suas responsabilidades escrever alguns diálogos para personagens do jogo, escrever alguns comandos para que sejam fáceis de serem entendidos e escrever material de suporte como por exemplo a biografia dos personagens.

Além de produzir conteúdo textual para o jogo os redatores também podem redigir textos para serem utilizados nas embalagens e outros materiais promocionais do game.

shutterstock_222079645

Fonte:designerd.com.br
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário