terça-feira, 19 de maio de 2015

A história de 5 ícones que todos conhecem


Estes símbolos surgem no nosso dia-a-dia de uma forma natural, como se fizessem parte de nós.
Já alguma vez pensou, qual a sua origem?! A razão de ter aquele formato e não outro?! Quem o desenvolveu?!
Esta semana, vou tentar responder a essas perguntas e deixar o mistério de lado, em relação a alguns símbolos.

Partilha
Este ícone semelhante a um diagrama de árvore, foi desenvolvido por Alex King, em dezembro de 2006 e comprado pela ShareThis em 2007. Originalmente, para criar a ação genérica de compartilhar uma página (bookmarking social ou memetracker), ou seja, enviar um e-mail da página para alguém.
No entanto, este ícone não é uniforme por todos, como poderão ver na imagem abaixo e fica a dúvida se será este a liderar no futuro.
Play
É um ícone, que se encontra em toda a parte e em diferentes suportes. Mas, ficamos com a dúvida, onde surgiu?!
Não existe uma noção exata de onde surgiu, o que se pode dizer é que foi a partir dos anos 60, na era do audiovisual e da bobine. O significado original do triângulo nessa época, na verdade era uma seta, indicando a direção do carretel.
O grande sucesso deste ícone, deveu-se essencialmente à globalização da indústria de equipamentos eletrónicos.
Através do sucesso deste, foram gerados outros com a mesma base, o triângulo. Como por exemplo, o ícone de avançar para a frente ou para trás.
Bluetooth
De todos os símbolos aqui apresentados, Bluetooth definitivamente tem a melhor história.
No século X, o Rei Dinamarquês Harald Blåtand ou Harold Bluetooth, em inglês, adorava os frutos azuis (mirtilos) e por isso os seus dentes andavam sempre manchados de azul, daí o nome. No entanto, não foi essa a razão para ter dado origem ao ícone, foi o fato de ter unificado o monte da Escandinávia, ou seja, o objetivo do Bluetooth.
Com base nesta história foi desenvolvido o ícone. Pegaram na velha runa para o H e B (Harold Bluetooth), como poderão ver facilmente na imagem.
USB
Todos temos algo com este ícone. Com o significado de útil, omnipresente e barato, está presente em diversos aparelhos e cabos, desde carregadores, discos externos, entre outros. Basicamente simplifica o uso de diversos cabos.
A ideia do símbolo surgiu com Neptuno Trident Dreizack. O tridente simboliza o “poder”, no sentido de ser um único conetor para vários dispositivos.  As diferentes formas nas extremidades simbolizam a condução.
Como se trata de um símbolo um pouco abstrato, muitas vezes são usadas as três letras USB, até este se tornar normalizado a uma escala global.
Ligar/ Desligar
Este é um símbolo mais universal que existe, e é usado nos mais diversos aparelhos.
Com origem, no sistema binário usado pelos engenheiros na Segunda Guerra Mundial. O 1 significa ligado, e o 0 desligado. Em 1973, a Comissão Internacional Eletrotécnica chegou à conclusão de que um círculo interrompido por uma barrinha no centro representaria, o estado de “standby” dos aparelhos eletrônicos (lembrando o sistema binário). No entanto, o Instituto dos Engenheiros de Eletrônica e Elétrica (IEEE) achou a definição muito vaga, e resolveu que o símbolo deveria simplesmente representar “ligado / desligado”.
Espero que apreciem e que seja um ponto de partida para partirem à descoberta de outros símbolos/ icons, entre outros.]
Fonte: http://www.designculture.com.br/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários: