terça-feira, 3 de março de 2015

As Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2014 e Marcas de Bairro


O ranking das marcas brasileiras mais valiosas de 2014 já saiu! Vamos ver como ficou a lista deste ano?


Já postamos sobre as marcas globais mais valiosas de 2014, segundo ranking da Interbrand, mas e como ficaram as coisas no Brasil?
O ano de 2014 não foi fácil. Foi um ano atípico, com Copa do Mundo sediada no país e uma das eleições presidenciais mais acirradas de nossa história.
Muitos tinham grandes expectativas para a Copa, mas só se deu bem mesmo quem investiu e se planejou. As marcas que esperavam lucrar por osmose morreram na praia.
Este exemplo vale para a Ambev, cujas marcas Brahma e Skol tiveram crescimentos destacáveis no ranking deste ano, a primeira sendo a marca que mais cresceu e a segunda, entrando pela primeira vez no TOP 3 das marcas brasileiras mais valiosas.
Outro caso interessante é da Hering, que mudou a identidade visual, repensou seu posicionamento e não ficou aguardando a entrada de fast-fashions internacionais como muitas de suas concorrentes.
O ranking deste ano também traz duas novas marcas: Magazine Luiza, que tinha ficado de fora do ranking de 2013, e Rede.
Maiores Marcas Brasileiras de 2014
No geral, o ranking deste ano apresenta um crescimento total de 7% em relação ao ano passado. Crescimento este que poderia ser ainda maior não fosse a queda de valor de marca de gigantes como Petrobras e Banco do Brasil. Pela primeira vez, a soma do valor das 25 marcas brasileiras mais valiosas ultrapassa 100 bilhões de reais.
Abaixo, um pouco da distribuição do valor do portfólio por setor:
Maiores Marcas Brasileiras de 2014 por Setor
É animador, e mostra que com planejamento e atitude é possível sim crescer em situações aparentemente adversas.
O que faz uma marca forte?
O que faz uma marca forte?
Vale frisar, entretanto, que nossas marcas ainda têm muito a desenvolver. Não temos nenhuma marca brasileira no ranking global, que já conta com players do México e da China. E em relação ao gigante asiático, percebemos que a marca mais valiosa do Brasil ainda está distante dos líderes do ranking chinês, que possuem valor de marca acima de 20 bilhões de dólares.
“Muitas marcas nacionais já perceberam que os consumidores estão cada vez mais no centro de suas ações.” – Interbrand
E então, vamos ver como ficou o ranking deste ano?
Ranking das marcas brasileiras mais valiosas de 2014
Para saber mais sobre o ranking das marcas brasileiras mais valiosas de 2014, acesse aqui.
Além do ranking anual, eles também liberaram um novo estudo muito interessante: Best Bairro Brands, ou seja, as melhores marcas de bairro. É bacana pois tira um pouco o olhar daquelas marcas gigantes de grandes corporações e passa a analisar um pouco as digníssimas marcas de cada comunidade, que também tem grande papel no dia a dia do consumidor. Além disso, grandes marcas têm muito o que aprender com marcas de bairro.
Best bairro brands
Infelizmente o estudo ficou apenas em São Paulo :(
Para saber mais sobre as melhores marcas de bairro, acesse aqui.
Fonte: http://chocoladesign.com/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário