terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Design de games – Dicas para a criação de um personagem


Uma parte importante na criação de um jogo é o desenvolvimento de um personagem. São eles que irão ajudar a compor toda a trama por trás do jogo. Hoje vamos falar um pouco sobre um dos principais pilares de um jogo, a criação dos personagens.
Uma dos elementos que são mais marcantes dentro de um jogo com certeza são os personagens. Eles são os principais responsáveis para criar um vínculo entre o jogador e jogo.
Tenho certeza que você conhece pelo menos um jogo que possui um personagem que é bem marcante, mesmo que você não tenha jogado o jogo ao qual ele pertence. Personagens marcantes conseguem quebrar a fronteira do jogo e se tornar um ícone a parte.
Isso é a prova de que criar um personagem muitas vezes não é uma tarefa fácil. Criar um personagem é muito mais do que desenhá-lo ou conceber as sua aparência geral, para que ele seja relevante ele precisa ser projetado e projeto não é somente inspiração, aliás, como sabemos, é mais transpiração do que inspiração.
Projetar um personagem exige que você leve em consideração muitas coisas mas isso pode ser abordado em outros artigos, hoje vou apenas apontar alguns pontos que considero bem relevantes na hora de criar um personagem, seja ele o principal ou um personagem secundário em seu jogo.
Vou abordar aqui 3 pontos que vão ajudar você na criação dos seus personagens para que eles não fiquem superficiais, dessa forma o seu jogo vai ser muito mais atraente tanto visualmente quanto conceitualmente.

Defina sua história e motivações

Comece definindo a história desse personagem, todo personagem precisa ter uma história pois ela ajudará a transmitir muito da personalidade dele. Crie um resumo da história dele e de alguns eventos que aconteceram até o momento do jogo.
Inclua eventos importantes em seu passado e também a relação dele com outros personagens, por mais simples que seja essa história ela ajudará seu personagem a ter mais identidade.
Além de sua história, é importante que você elabore a motivação dele. Definir os objetivos de um personagem é altamente importante pois isso irá ajudar a definir as atitudes dele e sua posição no jogo.
20101213195218!Chris_Redfield_Revelations

Defina a aparência geral

Essa é uma das partes que considero ser uma das mais legais por que você pesquisa referências, faz os esboços e pode ver o seu personagem ir surgindo gradativamente.
Quando criar a aparência do seu personagem, tenha sempre em mente que ela de alguma forma deve ser uma síntese das principais características dele. Essas características são expressas através do traje, do penteado, da expressão facial, das armas ou acessórios, das cores etc.
Os personagens mais marcantes de todos os tempos conseguem transmitir muito sobre sua história e motivação unicamente através de elementos visuais.
j6k3tg

Atenção ao definir o nome

A definição do nome de um personagem é muito importante, porém ela não deve ser aleatória e muito menos sem levar em conta a aparência dele.
Escolher o nome do seu personagem sem levar em consideração a aparência vai soar tão estranho quanto aquelas pessoas jovens que receberam o nome do avô que viveu em outra época.
O nome carrega uma carga de significados muito grande e transmite muito sobre a personalidade do personagem, escolha o nome dele tendo ao menos um esboço dele a sua frente. De preferência escolha o nome apenas depois de ter uma sketch do design dele. Isso o ajudará a escolher um nome que esteja de acordo com a aparência dele e consequentemente dará mais identidade ao seu personagem.
SiegCG

Concluindo

É isso aí pessoal eu espero que vocês tenham gostado das dicas de hoje e espero que elas possam ajudar vocês a terem uma luz na hora de criarem um personagem.
Gostaria de convidar todos a comentarem e compartilharem com a gente qual o seu personagem de games preferido, o meu é o Chris Redfild da série Resident Evil, e o seu? Compartilha aí nos cementários.
E se você curtiu esse post não se esqueça de compartilhar com os seus amigos nas suas redes sociais. Antes de me despedir gostaria de avisar que postei algumas das minhas sketchs de lettering no meu Behance e quem quiser dar uma olhada pode fazer isso clicando aqui.
E se você quiser aprender mais sobre design dá uma passada no meu blog, lá eu compartilho os meus conhecimentos sobre design gráfico, design de games, vida de freelancer etc.
Fonte: http://www.designerd.com.br/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário