quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

5 Formas de quebrar o bloqueio criativo


Bloqueio criativo, esse é um problema que enfrentamos frequentemente. Há vários motivos que nos levam a ter um bloqueio na criatividade, como:
  • Stress
  • Saúde
  • Noites mal dormidas
  • Preocupações financeiras
  • Falta de planejamento
  • Falta de conhecimento no assunto
  • Entre outros
E parece que sempre temos bloqueio criativo quando mais precisamos de ideias, quando precisamos inovar em algum trabalho ou quando precisamos resolver algum problema. Agora vem a grande questão, como quebrar o bloqueio criativo?
Existe várias formas e hoje você conhecerá 5 Formas de quebrar o bloqueio criativo que são importantes e eficientes.

1. Organize suas ideias

Escreva em um bloco de anotações ou em uma folha de sulfite, todas as suas ideias para determinada tarefa. E organize por ordem de prioridade. Logo após, você verá quais ideias você tem no momento e consequentemente, novas ideias surgirão. Quando analisamos nossas ideias, automaticamente nossa mente começar a trabalhar melhor e de forma mais fluida, e quando estamos escrevendo no papel, ao mesmo tempo tempo vamos tendo ideias e soluções novas. O que ajuda muito quando estamos com bloqueio criativo.

2. Procure por inspiração

As vezes o motivo do bloqueio criativo, nada mais é do que falta de inspiração. Você precisa de uma base para ter novas ideias para o seu projeto ou apenas para melhorá-lo. Então busque por inspiração. Se você é fotógrafo, por exemplo, veja as fotos de seus artistas favoritos. Trabalhos que foram publicados recentemente. Aos poucos você vai tendo ideias para se inspirar e colocar a mão na massa para terminar o seu trabalho.
E inspiração não falta em nossas redes-sociais. Vocês podem nos acompanhar no Instagram, no Google Plus e no Facebook. Todos os dias temos coisas novas para você se inspirar, continuar motivado e ajudar a manter o foco para atingir os seus objetivos.

3. Leia sobre o assunto

Para acabar com o bloqueio criativo, uma ótima forma é lendo. Sim, lendo sobre determinado assunto. Se você está em busca de inspiração para um trabalho de designer, nada melhor do que ler sobre dicas e melhores práticas. Além de se inspirar, estará conhecendo outros estilos e pontos de vistas. Para que isso aconteça de forma mais eficiente, compre livros ou leia artigos em blogs da sua área de atuação de pessoas que dominam o assunto.

4. Converse com pessoas fora do meio profissional

Não converse somente sobre o seu trabalho, tenha assuntos diferentes para colocar em pauta. Saia um pouco do seu ambiente de trabalho, respire ar puro, converse com pessoas que não sejam do trabalho, que está junto com você todos os dias. Converse com a sua família, aquele amigo(a) de infância, coloque o papo em dia. O importante é tirar o foco de sua atividade atual. Se você está querendo encontrar uma solução para algum trabalho e ela não aparece, então desfoque um pouco e faça outra atividade. Neste caso, converse com alguém que não seja do meio profissional.
O mais impressionante de tudo isso, é que nossa mente e criatividade, fluem melhor quando estamos descontraídos e despreocupados.

5. Anote suas ideias

Constantemente estamos tendo novas ideias, só que há um problema neste meio. Se não anotarmos cada uma de nossas ideias, é bem provável que iremos esquece-las. Isso é normal, por causa da correria do dia-dia, problemas para resolver, trabalho para terminar e infelizmente, esquecemos de nossas melhores ideias.
Compre um bloco de anotações ou em uma folha de sulfite mesmo, comece a ter o hábito de sempre anotar as suas ideias. E quando estiver com bloqueio criativo, basta ler suas anotações e começar a se inspirar e colocar a criatividade para se divertir.

Quebre o bloqueio criativo!

Chega de ficar sem ideias, quebre o bloqueio criativo. Comece o seu dia criando uma lista de tarefas e durante o trabalho, organize suas ideias. Leia mais sobre a sua profissão, acompanhe blogs e pessoas nas redes-sociais que sejam referência na sua área de atuação – para você se inspirar e aumentar cada vez mais seu conhecimento.
E o mais importante de tudo, anote suas ideias. Durante o dia temos diversas ideias, mas por causa da correria acabamos esquecendo, então a melhor forma de solucionar isso é anotando. Compre uma caderneta e crie o hábito de anotar.
Não se esqueça de descansar a mente e o corpo. Quando estiver em casa, esqueça o trabalho. Faça atividades para descontrair e deixe que a criatividade comece a fluir. Atividades como ler um livro, ficar com a família, assistir um filme, ajudam muito a ter novas ideias.
Fonte: http://www.universodosnegocios.com/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário