sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

5 passos para transformar a opinião do seu cliente em inovação


Toda empresa sonha em oferecer exatamente o que seus clientes querem. Por isso, se preocupam em recolher a opinião deles de todas as formas possíveis e em diferentes níveis. Depois que consegue os dados, o departamento de pesquisa e desenvolvimento tenta colocar todo esse feedback em prática, lançando o que em teoria irá satisfazer essas vontades.
Mas consumidores apenas descrevem soluções, coisas que resolvam ou ajudem problemas pelos quais eles já passam ou passaram. Isso provavelmente leva a criações parecidas com outras no mercado ou com apenas algumas mudanças.
Apesar do desafio, não tem jeito: imaginar o inimaginável é o papel de toda empresa. Os consumidores não têm o conhecimento ou tecnologia que ela possui, então é preciso recolher a opinião deles de forma diferente. Pergunte que resultados eles desejariam ter em vez daqueles que conseguem atualmente, isso vai inspirar e transformar o seu jeito de pensar.
O site da revista “Inc.” listou cinco passos para recolher e transformar as opiniões de seus clientes em inovação. Confira:
1. Faça entrevistas com grupos de consumidores diferentes. Primeiro você precisa desconstruir e explicar passo a passo o processo ou atividade associado com seu produto ou serviço.  Depois que você detalhar tudo, selecione com cuidado cada cliente que será entrevistado. Divida-os em grupos que estejam envolvidos diretamente com o seu produto ou serviço. E por final, escolha diferentes indivíduos para as entrevistas, isso ajudará a conseguir um número mais diverso de opiniões.
2. Capture os resultados desejados pelos consumidores. Para isso você precisará de um moderador que possa distinguir as soluções que os clientes esperam daqueles resultados realmente desejados, sonhados, e ao mesmo tempo elimine comentários vagos e irrelevantes. Seu objetivo é deixar a imaginação dos entrevistados voar, mas com um objetivo: pensar em algo novo, mas que eles precisam. Peça também que os participantes descrevam as dificuldades que sentem com produtos e serviços que você já oferece ou similares e concorrentes.
3. Organize os resultados sugeridos. Para isso elimine sugestões semelhantes e as agrupe em grupos de acordo com cada passo da criação do produto ou do serviço que elas podem ajudar.
4. Classifique esses resultados por importância e satisfação. Pegue a lista final que você conseguiu do grupo de entrevistados e selecione novos consumidores para classificar quão importantes são esses possíveis resultados e qual o nível de satisfação que eles poderão trazer para eles.
5. Utilize esses dados. Com essas informações na mão você não só terá um feedback mais criativo dos seus clientes, mas também um retrato de onde estão as insatisfações e desejos dele. Com elas você pode mapear novas oportunidades e áreas para fazer negócios.
Fonte: http://revistapegn.globo.com/
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