terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Quais são os gêneros de jogos de vídeo game?

Para aqueles que desejam trabalhar com o design de games é muito importante conhecer os gêneros de jogos que são comuns de serem projetados. Hoje eu vou apresentar alguns dos principais gêneros e subgêneros de jogos e uma descrição de como cada um deles funciona.
Depois que eu escrevi um artigo aqui no blog falando um pouco sobre o design de games um grande número de pessoas começou a me escrever fazendo perguntas sobre essa área do design e me pedindo para falar sobre ela mais vezes aqui no Design Zero Um.
Você pode conferir o artigo intitulado “O que é Design de Games?” que escrevi aqui no blog e que originou as postagens que mencionei.
Sendo assim, atendendo aos pedidos de vocês eu decidi me dedicar com um pouco mais de frequência em escrever sobre o design de games que é uma área que eu adoro e venho procurando aprender mais e mais a cada dia e por isso espero que curtam o artigo dessa semana.
Hoje em dia com o crescimento da área de desenvolvimento de jogos de vídeo games e de aplicativos para celular é cada vez maior o número de designers que se interessam por essa área fascinante e que possui os profissionais que mais se divertem.
Existe uma infinidade de jogos disponíveis no mercado porém a grande maioria deles se enquadra em pelo menos um dos gêneros que vou descrever aqui, que possuem uma estrutura bem definida e que vem dando certo a muitos e muitos anos.
Sendo assim quando você estiver pensando em projetar um jogo de vídeo game procure fazer isso dentro de um desses formatos, avaliando os jogos dessa categoria e observando a sua estrutura e as peculiaridades do gênero.
Prince Paul

Ação

O gênero de ação é um dos que mais atraem adeptos por permitir que o usuário participe de uma aventura repleta de desafios e muita ação. Esse gênero exige que o jogador possua uma boa coordenação entre mãos e olhos para executar as ações exigidas. O gênero de ação possui vários subgêneros.
  • Aventura de ação
Esse subgênero se caracteriza pela resolução de quebra-cabeças e objetivos baseados em uma história longa onde o jogador coleciona itens e os utiliza para conseguir avançar nas fases e na resolução dos quebra-cabeças. Exemplos de jogos nessa linha seriam Prince of Persia e Tomb Raider.
  • Ação arcade
Podemos considerar dentro desse gênero qualquer jogo que apresente as características dos primeiros jogos de arcade com pontuação, tempos curtos em cada fase e com gameplay de reflexos como por exemplo Metal SlugDiner Dash.
  • Plataforma
O subgênero plataforma apresenta normalmente um personagem mascote pulando ou rolando por um ambiente de “plataformas”, o personagem ainda pode atirar ou lutar de alguma forma. Um exemplo clássico desse subgênero são os jogos da série Mario da Nintendo.
  • Ação furtiva
Esses são aqueles jogos de ação em que ao invés de lutar com os inimigos você deve evitá-los e um dos jogos que melhor representa esse subgênero e que é um dos meus favoritos são os jogos da série Metal Gear.
  • Luta
Talvez o subgênero que eu mais goste, nesse subgênero os jogos apresentam dois ou mais personagens que se enfrentam com golpes e poderes especiais em um ambiente de arena. Exemplos desse subgêneros são os jogos da série Street Fighter e Mortal Kombat.
  • Beat’ em up/hack’ n’slash
O nome é complicado e serve para identificar os jogos onde os jogadores tem de enfrentar uma leva de inimigos e onde a dificuldade vai sendo gradualmente aumentada. Um exemplo desse subgênero, e que foi um dos meus jogos favoritos, é o jogo Final Fight.
54123

Shoter

Esse gênero consiste basicamente em atirar projéteis em inimigos. Assim como os jogos de ação eles exigem grandes reflexos dos jogadores e possui uma série de subgêneros que se diferenciam pela visão e posicionamento da câmera.
  • First person shooter
Esse subgênero do shoter é caracterizado pela utilização da câmera em primeira pessoa, ou seja, da perspectiva do jogador, normalmente você consegue ver apenas a arma e as mãos do personagem. Um exemplo desse subgênero é o jogo Counter Strike.
  • Shot’em ups
Esse subgênero de shoter são em estilo arcade onde os jogadores devem atirar em uma grande quantidade de inimigos e evitar uma série de obstáculos, também não necessariamente precisam ser com personagens humanos mas normalmente são veículos como naves espaciais e podem ser apresentados em diferentes ângulos de câmera por exemplo Space Invaders.
  • Third person shoter (TPS)
Basicamente um shoter onde a câmera é posicionada atrás do personagem permitindo que o jogador o veja de forma total ou parcial e também tenha uma melhor percepção do cenário. Um ótimo exemplo desse subgênero é a famosa série Grand Theft Auto.
dmc5

Adventure

Os jogos do gênero adventure são caracterizados pela coleta de itens, gerenciamento de inventário e resolução de quebra-cabeças e desafios, os primeiros jogos dessa linha eram puramente baseados em textos. Um exemplo de jogo desse gênero é Devil May Cry.
  • Adventure gráfico
Neste subgênero os jogadores interagem com o ambiente utilizando o mouse ou um cursor para revelar pistas e navegar pelo cenário como por exemplo nos jogos da série Monkey Island.
  • Role-Playng Game (RPG)
Um dos principais subgêneros do adventure e com certeza um dos que mais faz sucesso no mundo dos games, nesse subgênero os jogadores interpretam personagens escolhendo uma classe e pontuando estatisticamente suas habilidades em combate. Exemplo: Star Wars: Knights of the Old Republic.
  • Massively multiplayer online role-playing game (MMORPG)
Basicamente segue a mesma linha do subgênero Role-Playing Game porém permitindo a presença de centenas de jogadores no mesmo ambiente e baseando as lutas em jogador versus jogador, como por exemplo em World of War Craft e DC Universe Online.
  • Sobrevivência/terror
Nesse subgênero os jogadores precisam sobreviver em um cenário de terror e gerenciar os seus recursos limitados como munição por exemplo, alguns dos jogos que melhor representam esse subgênero são os jogos da sérieResident Evil Silent Hill.
the-sims-3

Construção/gerenciamento

Neste gênero bem popular os jogadores devem construir e expandir uma determinada locação se utilizando de recursos limitados, eles podem ser baseados em histórias ou “brinquedos”. SinCity e Zoo Tycoon são bons exemplos desse gênero.

Simulação de vida

Muito semelhante ao gênero de construção e gerenciamento porém aqui o jogo é muito mais baseado no desenvolvimento de relações com formas de vida artificiais como por exemplo no jogo The Sims e Princes Maker.
  • Simulação de bichos de estimação
Este subgênero foi baseado nos famosos jogos de bolso Tamagotchi digital pet porém mais ampliado e consiste na criação de um bicho de estimação que deve ser alimentado e cuidado. World of Zoo é um bom exemplo desse subgênero.

Música/ritmo

Aqui basicamente o jogador tenta acertar o ritmo ou a batida de uma música para fazer pontos. Alguns exemplos de jogos nessa linha são Simon e Rock Band.

Festa

Os jogos da categoria festa são projetados para múltiplos jogadores e baseado no jogo com competições e muito frequentemente o modo de jogo é apresentado no formato de minigames como por exemplo em Mario Party eBuzz!.

Quebra-cabeças

Nos jogos de quebra-cabeça o jogador deve utilizar a lógica para completar padrões e outros desafios semelhantes, podem ser lentos, metódicos ou exigir coordenação entre mãos e olhos como por exemplo nos jogos da série Tetris.
134177-fifa-soccer-06-windows-screenshot-the-dynamic-camera-view

Esportes

Esses jogos se baseiam em competições esportivas sejam elas atléticas como o futebol ou o basquete, ou radicais como skate e snowboard. É bem comum vermos lançamentos anuais desse gênero. Exemplo desse tipo de jogo é a série Tony Hawk.
  • Gerenciamento  de esporte
Já nesse subgênero o jogador ao invés de jogar diretamente o esporte deve gerenciar atletas ou clubes como por exemplo em FIFA Manager ou a série NFL Head Coach.

Estratégia

Os jogos de estratégia podem acontecer em ambiente histórico ou fictício e vão desde xadrez até Civilization, o principal foco desse gênero são pensamento e planejamento. Possui também alguns subgêneros.
  • Real Time Strategy (RTS)
O subgênero dominante dos jogos de estratégia, esses jogos são em ritmo acelerado e se baseiam nos “quatro x’s”: expansão, exploração, extração e extermínio. Exemplos desses jogos são a série Comand and Conquer e a série Down of War.
  • Baseado em turnos
Nesse subgênero o ritmo do jogo é mais lento, isso permite que os jogadores tenham mais tempo para pensar nas estratégias que pretendem utilizar. Exemplos desse subgênero são a série X-Com e a série Advance Wars.
  • Defesa de torre
Nesse subgênero os jogadores criam “torres” que ficam atirando automaticamente e que mantêm os inimigos longe como por exemplo nos jogos Defense Grid: The Awakening e Lock’s Quest.
need-for-speed-most-wanted-9

Simulação de veículo

Nesse gênero os jogadores simulam a direção e pilotagem de um veículo que pode ser tanto um carro quanto uma espaçonave. Nesse gênero sempre existe a tentativa de tornar a experiência tão “real” quanto possível.
  • Corrida
Nesses jogos os jogadores competem em uma corrida e normalmente precisam gerenciar os seus veículos. Esse tipo de jogo também pode ser mais voltado a ação ou buscar experiências mais realistas como por exemplo os jogos da série Need For Speed ou Lunar Lander.
  • Voo
Aqui os jogadores pilotam aeronaves e pode ser focado tanto na simulação de voo ou pelo combate entre as aeronaves, exemplos desse tipo de jogo seriam o Microsoft Flight Simulator e Ace Combat.

Concluindo

Esses gêneros apresentados aqui são apenas uma pequena parte de uma série de outros subgêneros que podem ser encontrados no mercado de games. Muitos outros gêneros e subgêneros estão constantemente sendo desenvolvidos e é importante lembrar que muitos jogos também podem combinar diferentes gêneros.
Muito bem pessoal eu espero que vocês tenham gostado do artigo de hoje que abordou um pouco mais sobre o universo dos games, quero convidar todos vocês a ficarem ligados no Design Zero Um pois mais artigos sobre design de games serão publicados por aqui.
Agora você pode participar compartilhando a sua opinião e o seu comentário respondendo: qual o seu gênero preferido para jogos de vídeo game? Lembra de algum que não foi listado aqui?
E se você gostou desse artigo e ele te ajudou de alguma forma não se esqueça de clicar em curtir e de compartilhar. Não se esqueça de me acompanhar nas redes sociais TwitterInstagramFacebookBehance e tudo mais. Abraço a todos e valeu.
Referência: Level Up – Um Guia Para o Design de Grandes Jogos.

Fonte: http://minutodesign.com.br/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário