terça-feira, 26 de agosto de 2014

EFEITO DE FOCO COM LUZ NO PHOTOSHOP

Neste tutorial de Photoshop, vamos aprender como adicionar foco em uma imagem com luz usando os filtros de luz do Photoshop. Vamos ver como é fácil adicionar várias fontes de luz na mesma foto, em vez de limitar-nos a uma única fonte de luz, para que possamos controlar tanto de onde a luz está vindo e as suas reflexões.
Este artigo é uma tradução/adaptação de Photoshop Essentials, visite o artigo original para prestigiar o trabalho.
Abaixo está a imagem que vou usar no tutorial.
A imagem original.
Vamos trazer mais atenção para a flor e o rosto da mulher, reduzindo a importância do resto da imagem. Há muitas maneiras diferentes de fazer isso no Photoshop, mas neste tutorial, vamos concentrar a atenção usando a luz. Mesmo uma quantidade sutil de iluminação é muitas vezes suficiente para criar o efeito, mas nesta imagem vamos usar um efeito mais intenso, veja abaixo o resultado que pretendemos alcançar:
O efeito de iluminação final.
Vamos começar!
Passo 1: duplicar a sua camada de fundo
A primeira coisa que precisamos fazer é duplicar a nossa camada de fundo, uma vez que contém os nossos dados da imagem original e sempre devemos manter segura para o caso de precisar. Para copiar rapidamente a camada de fundo, use o atalho de teclado Ctrl + J. Nada parece diferente na janela do documento, mas podemos ver no painel de Camadas que temos agora uma cópia da camada de fundo acima da original. O Photoshop nomeia automaticamente a nova camada para “Layer 1″:
Pressione "Ctrl + J" para duplicar a camada de fundo.
Normalmente eu mudaria o nome da camada para algo mais descritivo do que “Layer 1″, mas como este efeito só requer duas camadas, a menos que você não tenha nada melhor para fazer, não há necessidade de mudar o nome.
Passo 2: Abra o filtro Lighting Effects clicando no menu Filter.
Com a “Layer 1″ selecionada, acesse o menu Filter> Render> Lighting Effects. Isso exibirá a caixa de diálogo Efeitos de Iluminação:
Caixa de diálogo do Photoshop Lighting Effects filtro.
Se você nunca usou o filtro Efeitos de Iluminação antes pode estar olhando para a sua caixa de diálogo e pensando “Ok, eu não sei fazer nada aqui”. Não se preocupe, você pode ignorar a maioria das opções na caixa de diálogo para este efeito. Há apenas algumas coisas que vamos fazer aqui, e elas são muito simples.
Passo 3: Selecione a opção “Flashlight” em Style.
A primeira opção que vamos mudar é a única no topo, é o estilo de iluminação. Clique na seta apontando para baixo para abrir uma lista de estilos disponíveis e escolha Flashlight:
Selecione a opção "Lanterna" estilo de iluminação da lista.
Assim que você selecionar o estilo de lanterna, a imagem na área de visualização do lado esquerdo da caixa de diálogo muda mostrando o novo estilo de iluminação. O estilo lanterna é muito bonito, é como acender uma lanterna sobre o assunto da imagem. Observe como o resto da imagem escurece e apenas a área iluminada pela a fonte de luz permanece visível:
A janela de visualização da caixa de diálogo do filtro Efeitos de Iluminação
Passo 4: Arraste a fonte de luz para reposiciona-la.
Minha fonte de luz está localizada no centro da imagem,não é o lugar que quero. Quero que ela pareça estar vindo da flor que a mulher está segurando, então preciso reposiciona-la. Se você olhar de perto, você verá que a fonte de luz está rodeada por um círculo fino com uma alça quadrada na parte superior, inferior, esquerda e direita. Um pequeno círculo no meio indica o centro exato da fonte de luz. Para reposicionar a fonte de luz, tudo o que precisa fazer é clicar em que pequeno círculo no meio com o mouse e arrastar a luz para um novo local.
Você pode facilmente mover fontes de luz em torno clicando no círculo no centro deles e arrastando com o mouse.
Passo 5: Redimensionar a fonte de luz se necessário.
Preciso ampliar a área que é afetada pela fonte de luz, por isso vou aumentar o tamanho da minha fonte de luz, clicando na alça superior e arrastando-o para cima, para longe do centro. O estilo de luz de lanterna é circular, outros estilos de iluminação lhe dariam resultados diferentes dependendo de como você o arrasta, mas isso não faz nenhuma diferença com o estilo de lanterna:
Arrastar qualquer uma das alças para fora para longe do centro para aumentar o tamanho da fonte de luz.
Vamos adicionar mais luzes em nossa imagem.
Passo 6: Adicionar uma segunda fonte de luz, copiando a original.
Agora tenho minha fonte de luz sobre a flor, e eu poderia parar por aqui, se tudo o que eu quisesse fazer fosse o foco na flor. Mas eu quero fazer parecer como se a luz da flor estivesse brilhando no rosto da mulher. Para isso, vou precisar de uma segunda fonte de luz. Minha segunda fonte de luz também será do tipo “lanterna” então a melhor coisa a fazer é copiar a fonte original, em seguida, reposicionar onde eu precisar.
Para copiar a fonte de luz, basta segurar a tecla Alt, clicar sobre o círculo no centro da minha fonte de luz e arrastar para reposiciona-la. Mantendo pressionada a tecla Alt enquanto arrasto, em vez de mover a fonte de luz original, eu crio uma cópia da mesma que já está definida para o estilo “lanterna”, e tudo o que eu preciso fazer é arrasta-la para onde eu preciso. Vou arrastá-la para o nariz da mulher:
Mantenha a tecla Alt pressionada enquanto arrasta uma fonte de luz para criar uma cópia da mesma.
Quero deixar essa segunda fonte de luz menor, então eu vou arrastar a alça superior para dentro em direção ao círculo no centro para reduzir o seu tamanho:
Reduzindo o tamanho da segunda fonte de luz, arrastando o controle superior para dentro.
Passo 7: Adicionar mais fontes de luz conforme necessário
Acho que vou adicionar uma terceira fonte de luz para intensificar o efeito. Acrescentarei um pouco abaixo dos olhos da mulher à esquerda da foto (nossa esquerda, a direita da modelo). Mais uma vez, tudo o que preciso fazer é copiar uma das minhas fontes de luz existentes. Vou copiar a que eu acabei de criar mais uma vez segurando a tecla Alt e arrastando para a posição desejada e diminuir o tamanho desta terceira fonte de luz um pouco, arrastando uma de suas alças para dentro, em direção ao centro:
Adicionando uma terceira fonte de luz à imagem.
Creio que está com um resultado muito bom, então basta clicar no OK para sair do filtro de Efeitos de Iluminação e aplica-los à imagem.
O Photoshop aplica os efeitos de iluminação na imagem quando você sair da caixa de diálogo do filtro.
Passo 8: Reduza a opacidade da camada se necessário
Se você achar que o efeito de iluminação ficou muito intenso, simplesmente diminua a opacidade da “Layer 1″. Você vai encontrar a opção de opacidade no topo do painel Layers. Diminuir a opacidade de uma camada permite que as camada(s) abaixo sejam exibidas. Eu vou baixar a minha opacidade para cerca de 80% apenas para suavizar o efeito um pouco:
Reduzir a intensidade do efeito da luz, diminuindo a opacidade da camada.
E com isso, terminamos o trabalho! Veja a imagem original para comparação com o resultado final.A imagem original
Veja o resultado final depois de refinar o efeito de iluminação.
O "foco de luz" efeito final.  Imagem © 2009 Photoshop Essentials.com.

Este artigo é uma tradução/adaptação de Photoshop Essentials, visite o artigo original para prestigiar o trabalho.
Fonte: http://clubedodesign.com/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário