quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Crie um Logotipo Retrô no Illustrator

O Illustrator é sem dúvidas o melhor software para a criação de imagens vetoriais.
Com ele é possível criar ilustrações originais e também logotipos que atendam as necessidades de cada cliente.

Neste tutorial você irá conhecer algumas ferramentas importantes do Illustrator para a criação de logos. Aprenderá também a vetorizar uma imagem já existente de duas maneiras diferentes e a realizar um estudo de cores para seu projeto.
Confira abaixo o passo a passo:

Passo 1 – Vetorizando uma imagem

Quando você for trabalhar com documentos de imagens nos softwares de criação, irá notar que existem dois tipos de formatos: o raster e o vetor.
O arquivo raster é criado a partir de inúmeros pontos independentes e representa a fotografia do documento formada por pixels individuais.
Já os arquivos vetoriais são formados por equações matemáticas e possuem uma série de pontos unidos por linhas.

Para logotipos você deverá utilizar os vetores, pois facilita sua aplicação em formatos reduzidos e ampliados sem prejudicar a resolução.

Passo 2 – Trabalhando o Conceito

Você deve ter em mente que um projeto de logotipo envolve inúmeras etapas importantes. Entre elas a conversa com o cliente para perceber suas necessidades e objetivos, a aplicação de um briefing, a realização de pesquisas de mercado para conhecer os estilos mais utilizados, as cores mais comuns, as linguagens da concorrência e assim por diante.
No caso deste tutorial, o objetivo será fazer com que você conheça as ferramentas do Illustrator e que facilitem o seus projetos futuros.
A empresa fictícia chama-se Calango Pub & Beer. Trata-se de um bar com música ao vivo, petiscos e cervejas artesanais. Para o conceito foi escolhido o estilo retrô, inspirado nos logotipos das cervejarias tradicionais. Como o nome da empresa é calango (uma espécie de lagarto), o animal fará parte do logo de forma estilizada.
calango1 Crie um Logotipo Retrô no Illustrator
Calango - Fonte: olhares.uol.com.br

Passo 3 – Utilizando ferramentas para vetorização

Para vetorizar manualmente uma imagem se utiliza a ferramenta caneta (P).
No painel de controle clique em Alternador do espaço de trabalho e selecioneRedefinir Essenciais, para preparar sua área de trabalho.
Em seguida pressione Ctrl + N para criar um novo documento.

Passo 4 – Camada modelo

A opção camada modelo define uma camada bloqueada para edição, sendo ideal para trabalhar com vetorização.
No menu Arquivo, clique na opção Inserir e será exibido o quadro de diálogo para que você localize o arquivo em JPEG que será vetorizado. Mantenha a opção Modeloselecionada em depois clique no botão Inserir para abri a imagem na prancheta.
Para este logotipo iremos nos basear em um desenho elaborado por Constantine. Como o objetivo será mostrar as ferramentas do software, decidimos homenagear a criação chamada Chameleon.

No seu caso, você poderá realizar um esboço original do calango com caneta e papel. Depois do desenho refinado, escaneie e importe para o Illustrator. Lembre-se que seu logotipo sempre deverá ser único.
Cameleon logomoose Crie um Logotipo Retrô no Illustrator

Passo 5 – Criando e ajustando um caminho

Selecione a ferramenta Zoom (Z) para ampliar a região que será vetorizada. Como iremos trabalhar com a ferramenta caneta destaque-a da caixa de ferramentas.
No painel de controle, retire a cor de preenchimento e selecione a cor preta para contorno. Marque a ferramenta Caneta na caixa flutuante e adicione pontos de ancoragem nos contornos da imagem.

Passo 6 – Finalizando a vetorização

Quando o ponto inicial e o ponto final se aproximarem, você deverá fechá-los. Para isto, selecione ambos os pontos com a ferramenta de Seleção direta e em seguida clique Ctrl + J ou na opção na barra de ferramentas.
passo4 Crie um Logotipo Retrô no Illustrator
Adicione um preenchimento na cor preta. Selecione a ferramenta Elipse (L) e crie dois elipses de tamanhos diferentes para criar os olhos. Para finalizar utilize a ferramenta Pathfinder (Shift + Ctrl + F9 – Minus Front.
passo5 Crie um Logotipo Retrô no Illustrator
Uma maneira mais fácil de vetorizar uma imagem no Illustrator será selecionar a imagem com a ferramenta de seleção direta e em seguida abrir o guia de traçado de imagem noPainel de Controle, definir 3 cores, clicar no botão Traçado de Imagem e em seguida clicar em Expandir.

Passo 7 – Adicionando itens ao logo

Agrupe as formas do mascote. No painel de Camadas dê um clique duplo sobre a camada 1 e altere o nome para Calango
Crie uma nova camada para iniciar as novas formas. Desabilite a visibilidade do template (modelo).

Passo 8 – Adicionando mais itens ao logo

Crie um Elipse com 85 mm de altura e largura. Duplique a figura (Alt) e diminua as dimensões para 55 mm.
Duplique novamente e defina 50 mm. Selecione estrela e defina 10 mm para a dimensão. Duplique e posicione de acordo com a imagem a seguir:

passo6 Crie um Logotipo Retrô no Illustrator
Para os efeitos no texto escolha a fonte Memphis-Bold 36. Digite CALANGO (em caixa alta). Utilize as configurações de texto em traçado para que o nome da marca acompanhe a forma da elipse. Realize o mesmo procedimento só que agora escreva PUB. Adicione o vetor do mascote no centro da composição.
passo7 Crie um Logotipo Retrô no Illustrator

Passo 9 – Colorindo e finalizando o logo

Existem duas maneiras de criar cores no Illustrator: Usando o seletor de cores ou o painel de Cor.
Na parte inferior da barra de ferramentas os pequenos quadrados representam o preenchimento e contorno. Clicando sobre o quadrado é possível acionar o Seletor de cores.
Selecione no ícone cor para exibir o painel. Para salvar o grupo de cores utilize o painel deAmostras, ele funciona como uma biblioteca de cores e padrões de preenchimento.
No painel Amostras clique no botão Novo grupo de cores. Em seguida, na caixa Nome, escreva “logotipo” para dar nome ao grupo e, para finalizar, clique em OK.

passo8 Crie um Logotipo Retrô no Illustrator

Passo 9/2 – Cores

Para colorir basta selecionar os objetos e em seguida clicar na respectiva cor no grupo de cores. Após colorir, salve seu logotipo.
Cores:
Amarelo – estrela/centro/texto
C=7 M=36 Y=100 K=0
Verde – elipse/calango
C=87 M=25 Y=83 K=11

passo91 Crie um Logotipo Retrô no Illustrator

Resultado Final

Neste tutorial você aprendeu a utilizar algumas ferramentas importantes do Illustrator para a criação de logotipos. Após realizar este exercício você poderá criar logos originais e explorar ao máximo sua criatividade. Confira abaixo o resultado final:
resultado final Crie um Logotipo Retrô no Illustrator
Fonte: http://croove.com.br/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário