segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Conheça o ColorAdd®, um código de cores para daltônicos

Uma pessoa com visão normal é capaz de enxergar cerca de 30.000 cores. Já os daltônicos, identificam apenas entre 500 e 800 cores. Talvez você não saiba, mas 10% da população mundial masculina (apenas 2% são mulheres) sofre de daltonismo, doença de origem genética e sem cura. Foi pensando nisso, e na importância que as cores podem ter na vida das pessoas, que o designer português Miguel Neiva criou o ColorAdd®, um sistema universal de identificação de cores que tem facilitado a vida de muitas pessoas.
coloradd-02
O ColorAdd utiliza 5 símbolos que representam as 3 cores primárias: azul, amarelo e vermelho, além do branco e do preto. Quando duas cores primárias são somadas, novas cores secundárias são formadas (ex: verde, laranja e roxo).
coloradd-2b
A soma dessas cores permite relacionar os símbolos identificando facilmente os tons que representam. O preto e o branco orientam as tonalidades claras e escuras.
coloradd-03
O projeto tem como missão, trazer qualidade de vida e contribuir com a integração das pessoas daltônicas, além de menor constrangimento a quem sofre da doença.
Neiva lembra de um amigo que constantemente ia para a aula com pares de meias de cores diferentes e era motivo constante de gozação dos colegas.
coloradd-04
ColorADD, hoje reconhecido pela comunidade científica, é premiado em vários países. Já foi aplicado em algumas empresas e está pronto para ser adaptado globalmente a todos os setores que usam sistemas de identificação em que as cores são a base visual.
coloradd-06
Imagine o tanto que essa simples ideia pode ajudar! Como exemplos temos a área da saúde (comunicação visual de hospitais e nas pulseiras de identificação de pacientes), vestuário (tags de roupas), transportes (as linhas de metrô em todo o mundo são separadas em cores), educação (lápis de cor, jogos), esportes (uniformes), alimentação (já imaginou que o daltônico não enxerga as maçãs vermelhas? Para ele, todas são verdes), entre outros.
coloradd-05
É muito bom saber que as cores estão também a serviço de ideias que melhoram a vida das pessoas!
coloradd-1b
Fonte: http://www.coral.com.br/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário