quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Aeroporto sustentável é construído na Rússia

Enquanto parte da Rússia está imersa em clima de tensão geopolítica, o aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo, já recebe passageiros e se destaca por suas alternativas de sustentabilidade. Com capacidade atual para abrigar 12 milhões de pessoas por ano, o aeroporto utiliza estratégias de eficiência energética, reduzindo boa parte do consumo de eletricidade e das emissões de carbono.
O projeto faz parte do novo planejamento da rede de transportes de São Petersburgo, que pretende fazer do aeroporto um novo cartão postal da cidade. Segundo o site InHabitat, as fachadas e janelas do local foram elaboradas com materiais que absorvem e controlam a entrada dos raios de sol, permitindo a iluminação natural, e ainda evitam o superaquecimento durante o verão. Além disso, a parte superior da construção suporta grandes variações de temperatura.
O aeroporto de Pulkovo foi projetado pelos profissionais do escritório Grimshaw Architects, que uniram a simplicidade dos materiais a vários detalhes de construção, apostando na redução de impactos. Erguida com madeira sustentável, a cobertura do aeroporto tem os traços de um origami, e a parte superior também permite a entrada da luz natural nos amplos espaços do aeroporto.
Os traços do novo terminal resgatam os formatos das ilhas e das pontes que cortam a cidade, com objetivo de reforçar a identidade do cenário urbano ao aeroporto. O local já está em funcionamento, mas as obras deverão ser concluídas apenas em 2017, fazendo com que a estrutura do aeroporto seja capaz de abrigar mais de 17 milhões de passageiros todos os anos. Veja os idealizadores apresentando o projeto:
Fonte: http://ciclovivo.com.br/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário