quarta-feira, 30 de julho de 2014

VOCÊ SABE O QUE É BRANDING?


Quando se está em fase de aprendizado muitas coisas passam despercebidas e não recebem a atenção merecida. É o caso do branding, um conceito que você provavelmente já ouviu falar mas que talvez não faça ideia do que seja ou simplesmente o confunda com qualquer outra coisa, como por exemplo, logotipo. Se você já conhece o conceito de branding e acha estranho eu associa-lo a logotipo saiba que isso é um erro muito comum, este foi um dos motivos que me levaram a escrever este artigo.

Branding não é logotipo, logomarca ou seja lá do que você chame

Começo dizendo o que o branding não é para facilitar o seu entendimento e retirar de uma vez por todas essa ideia de sua cabeça. O branding vai muito além de uma representação visual, de um símbolo gráfico ou de um logotipo bonito, ele vai muito mais além.
Para entender o que é branding você precisa entender o conceito de marca (não, marca também não é só logotipo):
A marca é o conjunto de características tangíveis (que você pode ver, tocar, etc) e não tangíveis (oposto de tangível) materializados em logotipo, grafismos, mascote, música, entre outras manifestações. Segerenciadas adequadamente, trazem valor a marca devido à influência causada na decisão de compra. A marca de uma empresa tem que sintetizar todos os valores e soluções para possíveis necessidades dos seus consumidores. Empreendedor Moderno
A partir dai as coisas começam a tomar foma e você já começa a assimilar melhor cada conceito. A relação que o consumidor precisa manter com a marca é um dos objetivos para o desenvolvimento e fortalecimento de uma empresa no mercado. Criar estratégias para atrair os clientes, chamar a sua atenção induzindo-os a compra do seu produto, intensificar esta relação de consumo e fidelizar o seu cliente são algumas das tarefas e objetivos do branding.
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Segundo um trecho de artigo sobre branding publicado na Wikpédia, o branding é:
O trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado. A construção de uma marca forte para um produto, uma linha de produtos ou serviços é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido. Branding é como é chamado o conjunto de práticas e técnicas que visam a construção e o fortalecimento de uma marca. Wikipedia
Perceba que o branding é responsável por fortalecer uma marca diante de um mercado competitivo e de consumidores cada vez mais exigentes, por toná-la conhecida e facilmente reconhecível entre os consumidores, tornando-se referência em qualidade, confiabilidade e até status. O branding é um conjunto de ações que visam promover uma marca de tal maneira que o consumidor estabeleça uma relação mais íntima, de maneira que ele passe a associar aquele produto/marca à sua satisfação, ao alcance do seu objetivo ao adquiri-lo. Isto vai além de um produto físico, existe um valor intangível que é mais importante que o próprio produto.
Quando uma marca é referência no mercado e altamente reconhecida pelos consumidores, pode ter certeza de que houve um intenso trabalho de branding, envolvendo o marketing direto entre empresa e seus consumidores, a promoção de seus produtos de maneira eficiente e eficaz e a manutenção das relações de consumo, segurança, honestidade e confiança entre o consumidor e a marca.
Um exemplo que você com certeza conhece é o uso da marca BomBril, que comumente é usada para se referir a qualquer outra marca de palha de aço. Você com certeza se lembra de quem foi o garoto propaganda da BomBril durante muitos anos, lembra-se de pelo menos um dos comerciais, seu cenário de fundo, as fantasias e personagens que o garoto propaganda representava atrás de um balcão e principalmente a cor usada no cenário. Tudo isso não foi feito por acaso, esta associação aos elementos visuais e a marca é uma forte estratégia de branding. O resultado? Uma marca forte, consistente, que faz o consumidor pensar: “Se eu comprar BomBril, eu terei minha louça muito mais limpa, e mais mil e uma utilidades disponíveis”, por mais que ninguém nunca tenha tentado mil e uma maneiras de usar palha de aço, é este sentimento que torna o produto desejado (por que eu deveria comprar BomBril?) e ser a preferência de uma fatia bem grande do mercado consumidor.
Fonte: http://clubedodesign.com/
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