terça-feira, 8 de julho de 2014

Você sabe como surgiu o cartão de visita?


O cartão de visita é um dos impressos mais tradicionais e é utilizado por profissionais das mais diversas áreas de atuação. Seja em uma reunião de negócios ou em um papo informal, trocar cartão de visita é um ato natural e deve ser realizado com excelência a fim de garantir um bom network.
Mas afinal, como surgiu o cartão de visita e como este material, tão simples, se tornou tão importante no dia a dia dos profissionais?revistaleaf_reilouisXIV
Os Tradecards
Os primeiros cartões de visita, com a função de apresentar uma pessoa, tiveram origem na França, no reinado de Louis XIV, e eram sinônimos de status.
Na primeira metade do século XVII, surgiram na Inglaterra os “tradecards” ou cartões comerciais e tiveram grande aceitação principalmente na Grã-Bretanha.  Esses impressos eram utilizados como peças de publicidade e mapas para facilitar a ida do consumidor até um estabelecimento comercial.
A popularidade desse pequeno pedaço de papel aumentou rapidamente e tornou-se um meio eficaz de divulgação, já que jornais e revistas da época eram pouco desenvolvidos para este fim. As impressões eram realizadas através do método da xilografia e letterpress, avançados para um período onde as impressões eram feitas através de “monotones”. Com o aumento da demanda, a litografia foi a solução encontrada e, além de aumentar a produtividade, possibilitou a impressão de cartões comerciais coloridos.
Já no século XIX, a corte Francesa adotou os cartões de visita como regra de etiqueta e difundiu essa postura no restante da Europa e EUA, porém agora ornamentados com brasões. Estes se tornaram itens indispensáveis para os cavalheiros e damas da classe média.

O cartão de visita para negócios
O EUA foi o primeiro país a diferenciar o uso dos cartões como pessoal e de negócios. Estas denominações são utilizadas até os dias de hoje, sendo que o que chamamos de cartão de visitas, recebe o nome de cartão de negócios.
Os chamados cartões de negócios passaram a ter uso comum entre pessoas que possuíam negócio próprio ou empresa para promover, sendo considerado de mau gosto utilizar esse modelo para contato social.
Mesmo com os mais variados avanços tecnológicos, os cartões de visita resistem por séculos e são tão tradicionais que não perderão espaço facilmente, sendo uma ferramenta essencial em qualquer tipo de negociação. Hoje podem ser impressos com cores e papéis variados, diversos tipos de acabamento e formatos. Para quem não quer perder tempo, comprar cartão de visita online é mais um benefício que a tecnologia proporciona, sem limitar o “charme” e a autenticidade deste material.
Fonte: http://www.revistaleaf.com.br/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário