quinta-feira, 17 de julho de 2014

Por que um logotipo não pode valer R$ 1,99


Atualmente é possível encontrar (pseudo)empresas que oferecem logotipos por valores surpreendentemente baixos na Internet. Além disto, existem outros sites que promovem a chamada “concorrência criativa”, ou seja, a disputa entre designers por um projeto específico.
Apresentamos abaixo argumentos importantes que mostram o quanto este tipo de atitude pode ser muito prejudicial para todos!
Após realizar uma rápida pesquisa na Web você irá perceber a grande quantidade de sites com anúncios oferecendo logotipos por preços inferiores a 100 reais e com prazos de entrega relâmpago. Por que isto está errado?
Em primeiro lugar um logotipo não deve ser tratado como um produto e o designer não pode ser visto como um fabricante. Este tipo de comportamento pode causar confusão na mente do cliente (e dos designers em início de carreira). Acaba se desenvolvendo a noção de que a criação de logotipos é algo fácil, rápido e que pode ser realizada por qualquer pessoa que saiba o básico de Illustrator ou CorelDRAW.
O designer gráfico é alguém que estudou e praticou muito para se tornar especialista em oferecer soluções para problemas de comunicação. Para conseguir atender as necessidades de um cliente é necessário muita conversa e pesquisa (o famoso briefing), além de incansáveis esboços e ensaios para um resultado final eficiente. Cada cliente irá apresentar um caso particular e específico, sendo impossível uma relação fabricante/consumidor.
No caso de um projeto de logotipo, ele só será bem sucedido se apresentar características fundamentais, como por exemplo:
  • Ser memorável e de fácil assimilação pela maioria do público;
  • Promover um reconhecimento imediato;
  • Transmitir de forma condensada a imagem, identidade e personalidade de uma empresa;
  • Funcionar tanto em cores quanto na ausência delas;
  • Não perder suas características em diferentes escalas;
  • Transmitir confiança e credibilidade;
  •  Ser original e criativo.
Por esses e outros motivos, um logotipo não pode ser oferecido de forma genérica ou em “pacotes” com 100 ou 1000 modelos. Os designers profissionais entendem que a criação de um logotipo exige projeto, pesquisa, esboço, reflexão e busca pelo conceito, e é por isso que eles não cobram R$ 1,99.
Da mesma forma que um designer profissional jamais irá participar de uma concorrência criativa. Para entender o motivo basta imaginar uma situação hipotética em um jantar:
Digamos que você está com vontade de comer sua pizza favorita e por querer algo de qualidade, resolve entrar em cinco restaurantes diferentes e comunicar  que só irá pagar ao chefe que fizer a melhor pizza. Quais as chances de alguém levar você à sério?
É preciso ter em mente que para os clientes a marca será seu bem mais valioso e seu logotipo será responsável por estabelecer uma relação de confiança com os clientes. Para os designers um projeto de logotipo será uma oportunidade para explorar a criatividade e mostrar para o público seu talento e profissionalismo. Por esse motivo um logotipo é algo muito valioso e não pode ser oferecido por R$ 1,99.
Fonte: http://croove.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário