sexta-feira, 4 de julho de 2014

Evolução – Diacronia

Que tal conhecer o que envolve as modificações dos produtos através dos anos ? A essas alterações se dá o nome de diacronia.
O significado de diacronia em termos gerais seria a descrição de uma língua ao longo de sua história, com as mudanças que sofreu. Estuda as relações entre termos que se substituem, por sucessão, ao longo do tempo. Segundo Saussure “O começo e o fim  de uma época são geralmente marcados por alguma revolução mais ou menos brusca que tende a modificar o estado de coisas estabelecido”. Essas mudanças também acontecem no nosso meio onde vemos as transformações no decorrer dos anos. Traduzindo para uma linguagem mais familiar diacronia se resume a todo o histórico do produto, a sua evolução.
Trazendo para a história da Publicidade, no processo de desenvolvimento de embalagens a partir do século XIX até os dias de hoje foram realizadas substituições de elementos por outros, de maneira lenta e gradual, a relação diacrônica está ligada ao processo de evolução da tecnologia, onde ocorre o aperfeiçoamento dos tipos de embalagens conforme as necessidades dos consumidores. Outro fator importante é design gráfico, que, se bem elaborado, pode vir a ser reconhecido mundialmente, inserindo a marca na mente do consumidor, conquistando preferências. 
Vamos a dois exemplos de mudanças temporais em embalagens:
  •  Coca-Cola
A garrafa passou por uma série de modificações partindo do vidro ao plástico, ficou mais moderna, com um novo design, com uma sinuosidade que pode até ser associada aos valores da marca. O produto passa assim a ganhar com estas modificações, passando a estar atual para o mercado, mercado consumidor cada vez mais exigente que procura qualidade e diferença no ato de compra.

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Primeira garrafa – 1899
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Garrafa atual
Frank Robinson (Contador de Pemberton-Criador da Fórmula) utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo
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Evolução da Embalagem

  •  Leite Moça
A embalagem passou por alterações e hoje possui cara nova. Em 1921, era chamada de Milkmaid, tinha rótulo de papel e informações em inglês. Houve mudanças na cor, grafia, centralização, ampliação do nome e da figura e ganhou versão desnatada. Em 2001, ganhou a diferenciação “tradicional”.
A camponesa, com contornos mais femininos, exibe sorriso, tom de pele e cabelo.  Antes víamos a figura de uma moça comportada, hoje, ela ganhou traços mais definidos e sensualidade. O slogan “Fazendo maravilhas desde 1921”, em dourado, passou a ilustrar os rótulos, ressaltando que o produto é fabricado no Brasil há 82 anos. Para aumentar a identidade entre marca e consumidor, foi desenvolvido novo design de embalagem.
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Primeira lata – 1921
A lata, sempre em aço, ficou mais moderna, com uma sinuosidade que se associa aos valores da marca: confiança, qualidade, tradição e intimidade com o consumidor.
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Lata atual – A última modificação significativa é de 2004
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Evolução da Embalagem

As modificações sofridas pelas embalagens nos dois casos veio se adequar a época e torna-lá diferenciada em relação aos demais concorrentes. A nós cabe criar as embalagens e identidades visuais visando todas as modificações temporais que os anos seguintes possam trazer.
Fonte: http://www.designculture.com.br/

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