sexta-feira, 18 de julho de 2014

CONVERTENDO UM DESENHO FEITO À MÃO PARA VETOR NO CORELDRAW



Olá galera, meu nome é Renato e neste meu primeiro artigo, ensinarei a vocês como fazer o scan de um desenho feito à mão e passar diretamente para o CorelDRAW. Acho esta técnica muito interessante pois muitos gostariam desenhar no CorelDRAW, entretanto não possuem uma mesa digitalizadora e isso acaba dificultando o processo, afinal desenhar com o mouse não é tão prático. Vamos lá.
Para este tutorial vou utilizar o rascunho a seguir:
Esboço futebol ©Shutterstock
Esboço futebol ©Shutterstock
Passo 1. Crie um novo arquivono CorelDRAW com o tamanho que desejar.
Passo 1. Crie um novo arquivono CorelDRAW com o tamanho que desejar.
Passo 2. Agora vá em Arquivo>Adquirir Imagem>Selecionar Origem via WIA.
Passo 2. Agora vá em Arquivo>Adquirir Imagem>Selecionar Origem via WIA.
Passo 3. Na janela que se abrir escolha o seu scanner.
Passo 3. Na janela que se abrir escolha o seu scanner.
Passo 4. Depois, volte ao menu Arquivo> Adquirir imagem e agora escolha a opção Adquirir.
Passo 4. Depois, volte ao menu Arquivo> Adquirir imagem e agora escolha a opção Adquirir.

Se por acaso a opção Selecionar Origem WIA não der certo, escolha Selecionar Origem TWAIN.Depois disso poderá aparecer uma janela com a opção de Reduzir Bitmap.Escolha-a. 
Passo 5. Quando a janela do software de scan for exibida, selecione a opção Visualizar para ter uma ideia de como ficará a sua digitalização.
Passo 5. Quando a janela do software de scan for exibida, selecione a opção Visualizar para ter uma ideia de como ficará a sua digitalização.
Passo 6. Agora vá nas opções de scan e em Formato de cor escolha Preto e branco, em Resolutionescolha 300 dpi e clique em “Digitalizar”
Passo 6. Agora vá nas opções de scan e em Formato de cor escolha Preto e branco, em Resolution escolha 300 dpi e clique em “Digitalizar”
Passo 6. Agora vá nas opções de scan e em Formato de cor escolha Preto e branco, em Resolution escolha 300 dpi e clique em “Digitalizar”

 Pode ser necessário confirmar a inserção da imagens na tela. O ponteiro do mouse indicará a ação, bastando clicar na tela ou pressionar a tecla Enter. 
Passo 7. Agora com a imagem do desenho na área do programa, vá no menu Bitmap>Rastreio do Contorno>Imagem de Alta Qualidade.
Passo 7. Agora com a imagem do desenho na área do programa, vá no menu Bitmap>Rastreio do Contorno>Imagem de Alta Qualidade.
Passo 8. Você verá a janela do PowerTRACE, nela, do lado direito verá seu desenho em Vetor e do lado esquerdo a imagem do seu desenho. Nas opções, vá na aba Cores>Modo de Cores e mude paraPreto e branco.
Passo 8. Você verá a janela do PowerTRACE, nela, do lado direito verá seu desenho em Vetor e do lado esquerdo a imagem do seu desenho. Nas opções, vá na aba Cores>Modo de Cores e mude paraPreto e branco.
Passo 9. Depois volte para a aba Configurações e mais abaixo vá em Especificar Cor. Clique no símbolo do conta gotas e selecione partes do seu desenho que quer deseja remover,como por exemplo o fundo branco, que pode ficar depois da vetorização.
Passo 9. Depois volte para a aba Configurações e mais abaixo vá em Especificar Cor. Clique no símbolo do conta gotas e selecione partes do seu desenho que quer deseja remover,como por exemplo o fundo branco, que pode ficar depois da vetorização.
Você deve marcar a opção Remover cor da imagem inteira para que a cor seja apagada das demais áreas da imagem.
Você deve marcar a opção Remover cor da imagem inteira para que a cor seja apagada das demais áreas da imagem.

 Existem outras opções acima, que modificam vários aspectos do processo, como detalhes, suavização, etc.
Você também pode clicar na opção Excluir imagem original para apagar a cópia digitalizada da imagem, caso contrário terá de apaga-la manualmente depois de finalizar o processo.
Passo 10. Agora clique em Ok e pronto, seu desenho já estará como um vetor no CorelDRAW.
Passo 10. Agora clique em Ok e pronto, seu desenho já estará como um vetor no CorelDRAW.
Passo 11. Agora você pode modifica-lo de várias formas. Se for um desenho com cores e traços sólidos você pode transformá-lo em curvas, se isto já não tiver sido feito automaticamente pelo CorelDRAW.
Para transformar as linhas de seus objetos em curvas, basta selecioná-los e pressionar o atalho de teclado CTRL+Q. Depois basta ativar a ferramenta Forma(F10) e fazer as alterações desejadas

 Seu desenho pode ser inserido agrupado no documento. Para desagrupá-lo, selecione-o e pressione Ctrl+U.
Com isso você poderá fazer qualquer desenho com bastante precisão à mão e depois transferi-lo para o CorelDRAW para fazer a arte-final.
Fonte: http://clubedodesign.com/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário