quinta-feira, 31 de julho de 2014

5 DICAS PARA MANTER O FOCO NO TRABALHO

Teoricamente, no momento em que pisamos no escritório, teríamos que deixar tudo de lado e só pensar no trabalho. Porém, quando a vida pessoal não colabora, é difícil manter o foco. Filho doente, relacionamentos instáveis, parentes complicados, tudo pode atrapalhar. Além disso, os momentos felizes também podem tirar nosso foco. Principalmente quando estamos muito ansiosos para sair logo do trabalho. De qualquer forma, quando sua vida pessoal está tumultuada, suas emoções podem consumir você e o estresse só aumentará. Como fazer para evitar isso?
Deixar que suas emoções te acompanhem de casa até o trabalho só deixarão seu dia mais longo ainda, o que impedirá que chegue em casa antes para lidar com os problemas. Se você se focar no horário do expediente, você sai no horário certo e ainda estará pondo sua cabeça para pensar em outros assuntos. Confira 5 dicas para manter o foco no trabalho:

1. Prepare uma agenda específica

A sua lista de afazeres – com o tempo suficiente para que você realize as atividades bem e com calma – é a sua melhor defesa para as suas distrações. Saber exatamente o que deve ser feito no dia de trabalho ajuda a manter o foco, porque você estará se mantendo ocupado e não terá tempo para pensar nos aspectos negativos da sua vida pessoal.

2. Insira um tempo para “diversão”

Se você antecipa que chegar a casa será um desastre e fica pensando nisso, tem altas chances de se distrair demais e afetar a sua produtividade. Portanto, faça planos para realizar alguma atividade divertida depois do expediente. Pode ser um happy hour com os amigos, uma ida ao shopping ou assistir a um filme. Pequenas pausas no trabalho e na vida pessoal podem fazer com que você passe por esses tempos difíceis com mais facilidade.

3. Evite a conversa

Há alguém no seu trabalho que adora escutar os problemas de todo mundo? Esta pessoa pode ser muito prejudicial para a separação trabalho e pessoal. Agradeça-o por escutar, mas explique que você está tentando se focar nas suas atividades. Não é muito recomendado contar complicações muito pessoais no emprego. Em geral, espera-se que você faça esta separação, embora muitas vezes isso seja impossível.

4. Evite problemas pessoais

Uma maneira inteligente de se focar no trabalho é mantendo chamadas e e-mails pessoais longe do emprego. Se alguém está doente, designe uma pessoa para atender quando for emergência. Se você estiver brigando com alguém da família, ou esposa ou marido, crie um filtro que capte os e-mails daquela pessoa. Deixe para lê-los na hora do almoço ou mais tarde ainda.

5. Não se perca

Se você ainda respondendo a e-mails ou chamadas que não têm relação ao trabalho, coloque lembretes no seu computador ou telefone. Escreva neles uma pequena pergunta: este é o melhor lugar para estar fazendo isso?
Fonte: http://clubedodesign.com/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário