quinta-feira, 26 de junho de 2014

5 dicas para se destacar como freelancer

Trabalhar por conta é realmente um desafio para muitos. Diariamente você precisa percorrer um longo caminho, cheio de obstáculos para chegar ao topo.

Sendo assim, separamos 5 dicas para você se destacar como freelancer. Confira:

1) Faça projetos pessoais

Muitos profissionais focam a atenção somente em projetos comerciais, e esquecem de exercer a criatividade em projetos pessoais, mesmo que seu tempo seja escasso.
Engana-se quem pensa que o único proveito de projetos pessoais é divertir seu criador. Muitos posts aqui do Designerd são dedicados a estes tipos de projetos. Ao chamar a atenção de blogs e sites para um projeto pessoal, sua reputação tende a aumentar.
Veja por exemplo os incríveis projetos de Giba Mendes com sua coleção de cartazes com frases do seriado Chaves, e do Lucas Pamplona, com a divertidíssima série “Essa é a minha mãe!“.

2) Dê máxima atenção ao atendimento ao seu cliente

Recentemente precisei terceirizar um serviço e entrei em contato com algumas agências de design, enviei o briefing e aguardei a resposta. Mais de um mês se passou, e ainda aguardo a resposta da maioria.
Por mais criativa que algumas agências são, muitas pecam quando a questão é atendimento ao cliente.
Como freelancer, é possível obter uma comunicação mais pessoal com seus clientes. Porém, é preciso prestar atenção neste aspecto: a falta de tempo e a correria podem fazer com que você simplesmente esqueça de responder aquele pedido de orçamento, perdido em sua caixa de entrada.
Por isso, uma boa organização é fundamental. Melhor ainda é se você conseguir deixar a responsabilidade de atender o cliente com uma outra pessoa, podendo assim focar sua atenção no desenvolvimento dos seus projetos.

3) Sempre entregue mais do que promete

Um erro comum ao fechar um negócio é prometer várias coisas agregadas ao serviço com intuito de surpreender o cliente. Porém, o resultado quase sempre é o mesmo: o prazo estoura, o estresse aumenta, o cliente se aborrece.
Para evitar essa situação, uma dica é sempre “esconder” algo na manga ao fechar um negócio. “Esconder” no bom sentido, ou seja, você sabe que fará isso pelo cliente, mas não falará nada na hora de fechar o negócio.
Na hora da entrega é muito bom ver a surpresa do cliente ao receber mais do que foi prometido. Isso causa uma excelente impressão, fideliza-o e deixa as portas abertas para um outro trabalho e até mesmo para uma indicação profissional.

4) Compartilhe seu conhecimento

Se você é muito bom em algo, sugiro que compartilhe isso com outras pessoas. Ajudar o próximo sempre é recompensador. Se você já tem um portfólio, por que não agregar um blog a ele com dicas e macetes que te ajudam no seu dia-a-dia profissional?
Não se iluda com a ideia de que outros tomarão o seu lugar caso você compartilhe seus “segredos”. É lógico que você não precisa mostrar todas as cartas, todas as técnicas e dar todas as dicas que você conhece.
Mas compartilhar algo útil para outras pessoas é realmente recompensador.

5) Faça parcerias

“Sozinho, você chega mais rápido. Acompanhado, você vai mais longe.”
Não subestime o poder das parcerias. Entre em contato com outros profissionais que preencham a lacuna dos seus conhecimentos.
Se você é expert em layouts, por que não firmar parcerias com programadores? Se você é um ilustrador fantástico, por que não entrar em contato com designers gráficos?
Além de ser uma excelente troca de experiências, as parcerias também são uma porta de entrada para outros serviços. Use e abuse desse artifício.
Fonte: http://www.designerd.com.br/
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