quarta-feira, 28 de maio de 2014

Segredos de uma boa embalagem para um produto

Para que se consiga concretizar boas vendas é necessário um bom produto, isso todos sabemos, mas algo que deve ter empenho também por parte da empresa é quanto a preocupação com o embalagem ao qual esse produto será disponibilizado para a venda, isso fica evidente quando vamos ao supermercado, onde estão dispostos dezenas de produtos, o que chama mais a atenção do consumidor é justamente a embalagem, e se ter um produto de qualidade já é fundamental para conquistar a simpatia dos consumidores para com a marca, com a embalagem o cuidado deve ser o mesmo, sabemos que os consumidores criam também uma relação com as embalagens de seus produtos preferidos embora a embalagem também tenha sua parcela no processo de decisão do consumidor, ela não é unicamente responsável pela realização ou não de uma venda, no caso são pouquíssimas embalagens que tragam realmente algo inovador no quesito.

O Problema da falta de criatividade nas embalagens

A falta de criatividade nas embalagens não é exclusividade de nenhuma marca, o problema está diretamente relacionado ao setor que cria o design e o que aprova a fabricação dessas embalagens, embora não deva haver um excesso de preocupação e utilização de materiais que possam encarecer ainda mais o produto somente por conta de sua embalagem, temos que pensar que a embalagem é a primeira coisas que consumidor repara, ainda mais quando não conhece o produto, na embalagem o consumidor já tira suas próprias conclusões a respeito inclusive da qualidade, uma embalagem considerada ‘feia’ ou ‘simples’ pode simplesmente passar a sensação de que o produto não vale a pena, o que não é interessante para nenhuma marca perder vendas somente pelo design empregado em suas embalagens. Uma embalagem bem desenvolvida atrai a atenção do consumidor mesmo que seja por pouco tempo, a embalagem de um produto é tão importante para o marketing do mesmo quanto outros aspectos.
Elementos de uma boa embalagem
Os elementos que devem ser empregados em toda embalagem são a respeito da formacorletra e iluminação, sendo que nenhum desses itens deve se sobrepor aos demais, para não causar confusão no consumidor, o importante é que todos os pontos sejam legíveis, a cor da embalagem pode sim trazer algum tipo de influência na hora da decisão, não há um formato padrão para embalagens, devido a diversidade de produtos existem alguns estilos parecidos para produtos semelhantes, embora possam ser reformulados, o importante é a originalidade em primeiro lugar, cabe ao designer juntar todos esses elementos para que haja uma harmonia entre eles.
Escolha das cores para uma boa embalagem
dicas para desenvolver uma boa embalagem design
Todos sabemos as cores podem trazer diferentes reações, cada tonalidade pode despertar sentimentos diferentes mesmo que inconscientemente no consumidor, pensando nisso muitas empresas se utilizam de cores parecidas, isso claro depende do ramo do negócio, mas a embalagem deve chamar a atenção do público de alguma forma.
Utilização de Imagens na embalagem ajudam a vender.
Isso obviamente não é uma regra a ser seguida, há tipos e tipos de embalagens, mas muitos acreditam que uma boa imagem embutida na embalagem, algo que represente o produto ou seus efeitos podem trazer bons resultados perante os consumidores, porém a escolha da imagem a ser utilizada deve ser muito criteriosa, afinal essa imagem ficará atrelada e imagem da empresa para sempre, mesmo que haja possíveis reformulações e mudanças no design dessa embalagem.
A embalagem perfeita para meu produto.
Não há um tipo ou modelo de embalagem que tenha o poder de agradar a todos os consumidores ou que determinem o sucesso ou não de um produto, mas seguindo os conselhos já colocados aqui, fazendo uma embalagem em harmonia com o produto, utilizando um pouco de criatividade e se diferenciando dos demais concorrentes as chances dessa embalagem chamar a atenção e ter uma boa aceitação dos compradores é muita. Uma outra dica é não colocar informações em excesso em sua embalagem, coloque o que o consumidor precisa saber juntamente com as outras informações padrões, como detalhes da composição do produto etc.

Fonte: http://www.mestredomarketing.com/
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