quarta-feira, 28 de maio de 2014

Qual a importância de desenvolver produtos de Qualidade


A qualidade pode ser entendida de diferentes formas e por aspectos totalmente distintos, como podemos perceber em diversos significados dos dicionários, a qualidade pode variar de local para local, com a cultura de cada região, com os valores e necessidades de cada pessoa, a qualidade é a forma com qual nos qualificamos objetos, pessoas, lugares, serviços etc. Para as empresas entender o conceito de qualidade e como emprega-la em seus produtos, fazendo com que o consumidor tenha aquele produto/serviço como algo que realmente atenda as necessidadesdaquele público alvo é importante para o sucesso daquele produto no mercado. Mas qual a importância edesenvolver produtos de qualidade, qual o retorno obtido? E porque algumas empresas insistem em não atentar para algo considerado essencial?


Toda empresa ao disponibilizar produtos no mercado deve observar como os clientes reagem à chegada desses produtos e qual a repercussão que geram. Você já deve ter percebido que algumas marcas já com boa aceitação se tornaram ícones com seus produtos por eles justamente passarem a ideia de qualidade, independente de ser mais caro que seus concorrentes, as pessoas continuam a preferir as mesmas marcas, a ideia de qualidade como já dissemos pode estar relacionada a diversos fatores (Preço, Durabilidade, desempenho, características etc.) quanto ao marketing que é feito desse produto nas mídias, mas mesmo para que o produto se torne um sucesso de vendas para que consiga se manter na preferência dos consumidores só o marketing pesado não basta, e aqui é que vemos o porque da qualidade ser tão essencial assim no produto. veja aqui quais são as dimensões da qualidade para entender melhor.



retorno obtido com produtos de qualidade é realmente superior aos de produtos que não tem isso como maior preocupação, como também os valores agregados a estas empresas, que valem mais, o consumidor está cada vez mais esperto e inteligente, o que obriga as empresas de certa forma a investir mais na produção e aperfeiçoamento de seus produtos e serviços, não investir em novidades e na melhoria geral pode significar um fim próximo para empresa em questão, quanto maior o poder de consumo das pessoas, maior também será a preferência delas por produtos julgados por ter maior qualidade, e não a opção mais barata.
O Marketing também é um bom ponto a ser observado nesse quesito, as pessoas não costumam indicar produtos aos quais não tenham tido uma boa experiência, e muito provavelmente também não vão voltar a fazer negócio com a empresa, o marketing boca-a-boca é tão importante quanto o marketing feito através de outras mídias.
Muitas empresas ainda conseguem manter-se no mercado mesmo tendo não tendo preferência do público alvo, e isso devido à diversos fatores, mas o principal deles ainda é a falta de recursos financeiros dos consumidores para investirem em produtos melhores. Se você é um empreendedor e quer ter a preferência e consequentemente a fidelização dos seus clientes não deixe de atentar para a qualidade daquilo que você está a oferecer, se quer entender melhor como aplicar a qualidade aos seus produtos confira: Como um produto se torna de qualidade.

Fonte: http://www.mestredomarketing.com/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário