quinta-feira, 29 de maio de 2014

Por que o Marketing é importante?

O Marketing está presente em tudo, em cada coisa que fazemos, em cada coisa que compramos, nada é feito por acaso, tudo tem um motivo claro, e isto está relacionado a todas as áreas do Marketing, diferente do que muitas pessoas pensam o Marketing não se resume apenas em propaganda e comerciais de TV, ele envolve muitas áreas, o Marketing é importante não só para as organizações mas também para as pessoas. Um bom marketing é necessário para o sucesso de qualquer organização, isso é fato e não o que discutir.
É bom pensar que o bom Marketing não é algo feito sem intenção, ele não é acidental, sempre é feito com um proposito e claro um objetivo a ser alcançado, tendo isso como base as técnicas e estratégias estão a cada dia sendo repensadas, analisadas e reformuladas a fim de que o sucesso seja cada vez maior. O Marketing é considerado uma ciência, mas também uma arte, existe uma grande diferença entre seu lado formal e seu lado criativo, ambos devem ser usados, embora a criatividade não seja simples, o lado formal também requer um estudo.
demanda por produtos e serviços é o que move as empresas, embora as outras áreas (Finanças, Operações, Contabilidade etc.) também sejam de extrema importância para a organização, o fato é que o sucesso se deve ao marketing que está organização faz, esse marketing é o que leva o consumidor a vontade de comprar e que faz com a empresa obtenha lucro suficiente para se manter no mercado.

Hoje as empresas já perceberam que não se podem ‘dar ao luxo’ de se acomodar na posição em que estão, mesmo grandes empresas que já estiveram no topo por algum tempo, sofreram por uma falta de inovação ao se depararem com outras concorrentes que ofereciam algo a um público cada vez mais exigente, e essa é uma coisa a se pensar em todas as organizações, o público está cada vez mais seletivo, ou seja, cada vez mais exigente e inteligente, não adianta só oferecer o básico, isso pode ter acontecido também pela grande facilidade de informações e por um mercado cada vez mais competitivo.
O Marketing é importante por que envolve muitas partes neste processo de conquistar e manter o cliente fiel, e os profissionais de marketing têm também uma difícil missão, decidir sobre rumos importantes para a organização, algumas coisas que o profissional de marketing deve pensar e decidir é a respeito de:
Como tornar o produto atraente ao consumidor, como inovar neste produto e quais características acrescentar?
A que preço este produto será vendido?
Onde e como será a forma de distribuição do produto?
Quanto gastar com propaganda e vendas e de que formas?
Estas e muitas outras questões devem ser decididas e não são nada fáceis, já que algo mal calculado pode colocar a perder toda a organização, por isso um bom profissional de marketing é valorizado no mercado, e não é para menos já que uma grande responsabilidade sobre suas decisões e a busca de resultados fica em suas costas!
Podemos então concluir que o Marketing é importante porque ele é vital para que um organização cresça e se mantenha no mercado, com ele podemos entender de que forma funciona o mercado, quais as tendências, descobrir oportunidades de negócios, entender qual a demanda e necessidades de clientes, traçar estratégias eficazes, e também ajuda no estreitamento de relacionamentos, não só com os clientes, que também é muito importante mas também com fornecedores e a sociedade em geral. O Marketing se faz presente tanto no ambiente interno quanto no externo, e não deve haver restrições quanto ao seu uso, é certo que desde pequenas até as mais bem-sucedidas organizações precisam do marketing para sua contínua existência.
O Marketing permite que a empresa tenha uma direção a seguir tornando-a mais competitiva, ágil e versátil de acordo com o mercado.




A que se aplica o Marketing – Aplicando o Marketing

O Marketing se aplica há muitas seções, dentre elas envolvem-se no marketing de bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias.
BENS – Sem dúvidas ao que mais que se aplica o marketing, é a respeito dos bens tangíveis ou produtos, todos os anos são fabricados e distribuídos diversos bens, que são desde alimentos até fogões, geladeiras etc. Todos estes bens sustentam a economia moderna, com o fácil acesso a internet hoje não só empresas colocam produtos a disposição do consumidor, mas também pessoas físicas podem disponibilizar diversos produtos.
SERVIÇOS – Com o crescimento da economia, também crescem as variedades de serviços a serem comercializados. Os serviços prestados são os mais diversos, e dentre eles estão incluídos empresas aéreas, hoteís, locadoras de automóveis, cabeleireiros, engenheiros, médicos dentre outros. Muitas das vezes um serviço está atrelado a outro.
EVENTOS – Muitas organizações planejam diversos eventos para os mais variados fins, seja eventos corporativos, grandes feiras setoriais, comemoração de aniversários, espetáculos artisticos. E com isso há uma grande variedade de profissionais para planejar e elaborar os detalhes de um evento. Há ainda grandes eventos realizados frequentemente e grande escala como a copa do mundo e os Jogos Olímpicos que têm um promoção agressiva e envolvem tanto empresas como o público-alvo.
EXPERIÊNCIAS – Juntando diversos serviços e mercadorias é possível criar, apresentar e comercializar experiências. Um exemplo de sucesso é o Magic Kingdom da Walt Disney World representa bem o marketing de experiência: Todos os anos milhares de pessoas visitam o ‘reino encantado’ da Disney, onde há todo um ambiente feito de mágia utilizando os contos de fadas que são conhecidos pela maioria das crianças e mesmo após crescerem o desejo de visitar o local permanece. Este é apenas um exemplo, mas ainda existem diversos tipos de experiências que podem ser adquiridas digamos assim.
PESSOAS – Algo que é bem importante é o marketing de pessoas, mais precisamente o de celebridades, seja lá de qual área, músicos, artistas, atores. O fato é que qualquer pessoa que tenha algum tipo de exposição na mídia possui um agente, um acessor de imprensa que cuida de diversos aspectos. Hoje é muito comum que celebridades recorram a agências de publicidade para celebridades, com objetivo de se tornarem marcas.
LUGARES – Aqui se encaixam estados, cidades, países etc. Em todo local há uma busca constante na procura de atrair mais turistas, fábricas, empresas e novos moradores. O objetivo é fortalecer a imagem do local a fim de obter melhorias relacionadas a economia.
PROPRIEDADES – Se enquadra também na área de marketing as propriedades que são bens intangíveis de posse, tanto os imoveis como bens financeiros, ambos podem ser comprados e vendidos o que também leva a um esforço de marketing. Podemos citas os casos das imobiliárias que trabalham para os donos de imóveis para comprar e vender, já bancos e instituições financeiras estão envolvidas com o marketing de produtos e serviços financeiros, para pessoas tanto físicas como jurídicas.
ORGANIZAÇÕES – Nesta categoria se encaixam escolas, museus, supermercados, universidades, todas essas organizações trabalham para gerar uma imagem positiva e sólida na mente do público, e para conseguir este resultado investem pesado em propaganda de identidade corporativa.
INFORMAÇÕES – A informação também pode ser considerada um ‘produto’, ela pode ser produzida e comercializada sem nenhum problema. Neste caso podemos citar também as escolas e faculdades que produzem e distribuem informações mediante um preço, aos pais, ao alunos e às comunidade. Outras coisas que podemos citar são também, revistas, enciclopédias, livros.
IDÉIAS – Toda oferta de Marketing traz em sua essência uma ideia básica. Produtos e serviços são na verdade plataformas para entrega de algum conceito ou beneficio.

O Marketing é uma área muito grande que engloba diferentes tipos de Marketing que se adequam para cada tipo de situação, e por isso é uma tarefa muito difícil defini-lo, e em cada uma delas é possível se aprofundar e aprender novas técnicas eficazes. se for o caso veja também o artigo para saber a Definição de marketing.

Os tipos de marketing mais comuns são:

Marketing Direto – É umas das formas mais usadas que usa de mídia de propaganda para atingir uma grande massa e assim trazer resultados diretos e rápidos para a empresa ou organização, sendo assim preciso fazer uma analise de mercado e acompanhamento dos investimentos e do retorno, O Marketing direto é um dos que mais cresceu nos últimos tempos com a nova economia, e se utiliza dos meios de comunicação para atender as necessidades de uma camada especifica da população, que visa oferecer serviços e produtos de uma forma a fidelizar o cliente oferecendo produtos e serviços de qualidade ao que o consumidores necessitam,assim fazendo com que empresa consiga atrair novos clientes através do marketing direto e maximizando os lucros, os principais objetivos do Marketing Direto são: Pesquisa mercado, Identificação de clientes potenciais , Conquista novos clientes, Fidelização de clientes, Divulgação da marca  e dos seus produtos ao público alvo definido, Rentabilização da Força de Vendas, Obtenção de resultados mensuráveis, Maximização do lucro.
Marketing Indireto – Outra forma de marketing muito utilizada que é inserir o Logotipo ou produto em um filme, novela ou programa de televisão, revistas, games etc. de forma sútil assim o telespectador não pode rejeitar o anúncio e fica sempre ligado a imagem da marca ao que o telespectador está assistindo, um bom exemplo é marca de refrigerante Coca-cola que se utiliza muito deste tipo de marketing em filmes.
Marketing Social – Você já deve ter visto muito este tipo de marketing que é quando a empresa ou organização apoia projetos sociais, mesmo que elas digam que é por acreditar em mundo melhor, com menos desigualdades ou algo do tipo o fato é que a marca da empresa fica associada ao projeto cujo objetivo é criar uma imagem positiva da corporação e assim consegue outro tipo de publicidade que funciona muito bem, você pode observar este tipo de publicidade geralmente com grandes bancos.
Marketing de resposta – Visa procurar deficiências e problemas e satisfazer as necessidades de clientes, também conhecido como Marketing Ativo.
Marketing de previsão – Visa antecipar fatos e fazer pesquisas de mercado e analisar os possíveis rumos do consumo, porém não muito utilizado pois pode-se fazer uma previsão errada e com isso terá um grande prejuízo decorrente de outros fatos.
Marketing de Criação de Necessidades – Este tipo de Marketing é mais complicado, pois visa a criação de um produto jamais solicitado, e muito vezes inimaginável, este parte de outro pensamento de que não é a empresa em si que segue o mercado e sim a empresa que dita o rumo do mercado, também chamado de marketing pró-ativo, este também é o tipo de Marketing mais agressivo pois trabalha com a abordagem da inovação radical em sua estratégia, ou seja é criação de um produto novo que supra as reais necessidades dos clientes.

Fonte: http://www.mestredomarketing.com/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário