quarta-feira, 21 de maio de 2014

O que é arquivo RAW?


O formato RAW (traduzindo, algo como "cru") é um pouco diferente dos demais. Trata-se de um padrão que guarda todos os dados de uma foto, tal como esta foi gerada na câmera digital, sem aplicação de efeitos ou ajustes. Por causa disso, oferece alta qualidade de imagem e maior profundidade de cores. É claro que quando uma foto RAW é comprimida pode haver perda de qualidade, mesmo que ligeira. Apesar disso, esta opção muitas vezes é considerada, já que imagens neste padrão costumam resultar em arquivos realmente grandes.
Boa parte das câmeras permite ao usuário escolher o formato das fotografias, sendo o RAW uma opção. E por qual motivo escolhê-lo? Como os arquivos neste padrão são “puros”, o editor tem a liberdade de utilizar a imagem do jeito como foi capturada e aplicar seus próprios efeitos ou ajustes. O resultado final pode ser uma foto belíssima, mesmo quando esta for, posteriormente, convertida para um formato mais “usável”, como JPEG ou PNG. Isso faz com que o RAW seja apelidado de “negativo das câmeras digitais”, embora não se trate necessariamente disso.
Arquivos no formato RAW admitem várias extensões. Isso porque cada fabricante de câmera digital trabalha com as suas próprias especificações.
Abaixo as extensões associadas ao fabricante das câmeras digitais: 
.3fr (Hasselblad) 
.arw .srf .sr2 (Sony) 
.bay (Casio) 
.crw .cr2 (Canon) 
.cap .tif .iiq .eip (Phase One) 
.dcs .dcr .drf .k25 .kdc .tif (Kodak) 
.dng (Adobe) 
.erf (Epson) 
.fff (Imacon) 
.mef (Mamiya) 
.mos (Leaf) 
.mrw (Minolta) 
.nef .nrw (Nikon) 
.orf (Olympus) 
.ptx .pef (Pentax) 
.pxn (Logitech) 
.r3d (Red) 
.raf (Fuji) 
.raw .rw2 (Panasonic) 
.raw .rwl .dng (Leica) 
.rwz (Rawzor) 
.x3f (Sigma) 
Fonte: http://www.infowester.com/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário