quarta-feira, 28 de maio de 2014

A importância do logotipo para o seu negócio


O LOGOTIPO É A ASSINATURA DA SUA EMPRESA, É ELE QUEM VAI TRADUZIR VISUALMENTE A PERSONALIDADE DA SUA MARCA E GERAR IDENTIFICAÇÃO COM O SEU PÚBLICO. EM UM MERCADO CONCORRIDO COMO QUE NOS ENCONTRAMOS, UM LOGO BEM FEITO FAZ COM QUE O NEGÓCIO OU PRODUTO SE DESTAQUE DOS DEMAIS E TRANSMITA PROFISSIONALISMO E CREDIBILIDADE. Logo ABAIXo ALGUNS LOGOTIPOS FEITOS PELA START UP!.





Mas, para muitos novos empreendedores, a falta inicial de capital faz com que a criação da identidade visual seja adiada até que cheguem mais alguns clientes. Isto pode atrapalhar o contato com novos clientes em potencial, caso você entregue um cartão de visitas sem logo e que não reflete nenhuma característica da marca, por exemplo.
É preciso ter em mente que ao abrir o negócio, deve-se procurar o caminho mais rápido para o sucesso dele. Nesse caso, o logotipo pode ajudar você nessa tarefa, pois ele contribui com a visibilidade e credibilidade da marca. Ignorar a importância do logo pode trazer problemas para a sua empresa como:
Impressão de instabilidade
Caso você comece sua empresa com um logotipo e pouco tempo depois muda sua identidade novamente, acabará criando uma confusão na cabeça de seus clientes, fazendo-os achar que os logos são de negócios diferentes ou que o negócio mudou de dono.
 Aparência de amadorismo
Se você usa materiais que não foram desenvolvidos por profissionais qualificados, essa atitude poderá transparecer que você não é capaz de cumprir seus projetos com a qualidade necessária, ou que não investe no próprio negócio, causando desconfiança e perdendo a credibilidade.
Despreparo
Se você não cuida da sua identidade visual ordenadamente e distribui um cartão de visitas com um logotipo, mas no seu site, por exemplo, tem outro, poderá causar uma crise de identidade para o seu negócio. Procure desenvolver uma identidade única desde o início e trabalhe a fixação da marca com o seu  público.
A importância do logotipo para a empresa
Quando o logotipo é criado, sua marca começa a se fixar na mente dos consumidores, que aprenderão a associar o símbolo com o seu produto ou serviço. Existem diversos fatores irão influenciar na hora de escolher o seu logo, como a área em que você atua, o perfil da sua organização, o público-alvo, entre tantos outros. Por isso, é importante que se faça uma pesquisa a levantem-se dados para que a sua identidade visual esteja de acordo com o perfil da empresa.
Para ilustrar o tópico, vejamos o caso de uma marca brasileira, a Dako.
Ela é uma importante fabricante de eletrodomésticos e decidiu recentemente reformular o logo de sua empresa. Desenvolvido pela equipe de marketing da Dako em parceria com uma agência, o logo mudou do vermelho para o roxo e traz agora um “sorriso”.
Segundo a empresa, a nova identidade visual busca deixar a marca mais jovem e próxima da nova geração de consumidoras, que são as mulheres modernas, jovens e que levam a vida de uma forma mais leve.

O investimento no projeto de rejuvenescimento custou aproximadamente 4 milhões de reais, incluindo o desenvolvimento de novos produtos e ações de marketing.
Como você pode perceber, o logotipo não é simplesmente um desenho, mas sim, antes de qualquer coisa, um conceito transmitido através de uma imagem.


Você com certeza já deve ter visto muitas marcas e logotipos no mercado, e é sobre a importância destes logotipos e marcas e que esse artigo irá tratar
Sem dúvida ao criar um negócio ou desenvolver algo, você sempre terá que ter uma marca relacionada ao produto em que você está a produzir, e é esta marca que remeterá na cabeça dos consumidores se aquele produto é bom ou ruim, de acordo com o conceito que eles tiverem da marca, se é uma marca nova geralmente o consumidor tende a testar antes para divulgar depois a sua opinião, porém se ele já tiver tido problemas relacionados com aquela marca em questão, será muito mais difícil convencer o consumidor a comprar novamente algo que não o traz boas recordações, as marcas são importantes no inicio, pois é através dela que você identifica o produto e informações relacionadas a eles, uma marca bem vista no mundo dos negócios, ou seja com boa referências têm grandes chances de conseguir uma fatia maior do mercado, como consequência uma marca que não seja bem vista, não conseguirá os mesmos resultados, a marca também é muito importante para fidelizar o consumidor, pois ele acabará comprando sempre aquele produto em que gostou, e dificilmente irá mudar, ou seja é essencial para cada empresa criar sua própria marca, e registra-la para que assim possam se obter melhores resultados com os consumidores, mas além da Marca em si, outras coisas estão envolvidas, dentre elas a Qualidade que os produtos desta empresa têm e também sua a eficiência, em alguns casos também garantia, todas estas informações ficam embutidas na Marca da empresa, o que pode ou não facilitar as vendas.

Outra coisa muito importante é o desenvolvimento de logotipos


Os logotipos estão sempre associados a uma marca em questão e eles também são importantes tanto de maneira estética, como também para uma rápida associação com a marca, mesmo que no logotipo não contenha o nome da marca, o consumidor acaba rapidamente associando a Marca ao logotipo, os logotipos bonitos geralmente atraem mais a atenção dos consumidores. O logotipo é a forma de representar uma marca graficamente, geralmente por meios de desenhos, os logotipos geralmente estão sempre inseridos nos produtos das empresas, e são eles que futuramente irão servir de marketing de empreendimento, ou seja desenvolver um bom logotipo que seja de fácil memorização, e não contenham muitos elementos gráficos, para que sejam mais fielmente reproduzidos é de extrema importância para qualquer marca.

Agora que você viu a importância de um logo profissional para a sua empresa, venha cuidar da sua identidade visual com a START UP! Artes Gráficas.

Fontes : http://google.com.br
http://www.mestredomarketing.com/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário